Última alteração: 17-10-2024
Resumo
Este projeto visa fomentar a prevenção e promoção da saúde mental, e, especificamente, contribuir para a redução do estigma, abordar aspectos da saúde mental no ambiente educacional e criar espaços para diálogo. A relevância do trabalho se destaca em um contexto onde a saúde mental é cada vez mais afetada por fatores sociais e econômicos, agravados pela pandemia de COVID-19, que aumentou a incidência de transtornos mentais. À vista disso, o objetivo do projeto é promover ações de caráter educativo e informativo no âmbito da promoção e prevenção em saúde mental para a comunidade do IFRS – Campus Erechim. Mais especificamente, objetiva-se: i) contribuir com a redução de estigmas e preconceitos associados a questões envolvendo saúde mental; ii) abordar aspectos relacionados à saúde mental no contexto educacional; iii) oportunizar espaços de acolhimento e discussão sobre temas relacionados à saúde mental. Tendo em vista os objetivos propostos, a metodologia adotada para a consecução deste projeto ocorre por meio da realização oficinas, rodas de conversa e palestras com profissionais da área de saúde mental. Com base no levantamento dos temas de interesse da comunidade institucional, definiram-se as atividades a serem realizadas. Até o momento foram realizados encontros de apoio sobre ansiedade, oficinas sobre estratégias de aprendizagem, palestra sobre escolhas profissionais e uma oficina sobre primeiros socorros psicológicos, voltada aos servidores do Campus. Além disso, estão ocorrendo encontros mensais do Clube do livro LiteralMente, em que são discutidos livros com temas relacionados à saúde mental, e encontra-se em elaboração um material informativo sobre saúde mental no contexto educacional. Como o projeto ainda encontra-se em andamento, ainda não foram sistematizadas as avaliações do público participante. Espera-se que as ações propostas contribuam com a redução dos estigmas relacionados à saúde mental e facilitem a busca por apoio e cuidados especializados. Por fim, espera-se contribuir com a qualificação do processo educacional que repercuta em melhores condições de permanência e êxito para os estudantes.
Palavras-chave: Saúde mental; Educação; Prevenção em saúde.