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Educação Física e integração curricular no ensino médio integrado em Mecatrônica: mapeando possibilidades
Ana Clara Mattana, Ivan Carlos Bagnara

Última alteração: 10-10-2024

Resumo


Existe dificuldade, por parte dos/as professores/as, em realizar ações de integração curricular, de conhecimentos e saberes no Ensino Médio Integrado (EMI) e, por fazer parte do currículo formal, a Educação Física (EF) também necessita se atentar para essa premissa, buscando alternativas para contribuir com a efetivação dessa integração. Desse modo, este estudo teve como objetivo identificar os conteúdos, conhecimentos e saberes específicos da EF que possuem potencial para serem ensinados de maneira integrada com conteúdos de outros componentes curriculares, no curso de EMI em Mecatrônica. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, documental, que analisou os relatórios de avaliação elaborados pelos/as estudantes do primeiro e segundo anos do curso de Mecatrônica, no primeiro trimestre letivo. Ao analisar os dados produzidos pelos/as estudantes do primeiro ano, foram identificadas diversas possibilidades, dentre as quais destacam-se: a conceituação geral do esporte, da EF, pode articular-se com os fenômenos sociais, de Sociologia; a temática de classificação dos esportes, da EF, se relaciona com o conteúdo da segunda revolução industrial, de História; os megaeventos esportivos e seus legados, estudados em EF, foram relacionados com os conteúdos de impactos sociais, o indivíduo e a sociedade, abordados em Sociologia; por fim, no primeiro ano, os esportes de marca, da EF, foram vinculados aos conteúdos de cálculo de grandezas e lançamento oblíquo e vertical, no componente curricular de Física. No segundo ano em Mecatrônica, por sua vez, o conteúdo de práticas corporais adaptadas, de EF, foi relacionado com desigualdade social, acessibilidade e inclusão, estudados em Sociologia; as dimensões sociais do esporte, da EF, se relacionam com a temática de classes sociais e desigualdade, também de Sociologia; as lutas, último conteúdo do trimestre estudado em EF, foi conectado com a lei dos movimentos e força e impacto, estudados na Física, e a capoeira, aprofundada no estudo das lutas, foi relacionada com a história brasileira, em História. Com base nos dados parciais apresentados, a pesquisa demonstrou que há diversas possibilidades de integração com potencial de serem realizadas, algumas possuindo uma relação mais próxima, outras nem tanto. A perspectiva de promover processos educativos integrados possui potencial para enriquecer o aprendizado e a compreensão dos/as estudantes. Ademais, ressalta-se a importância da ampliação de investigações com o mesmo objetivo para outras áreas, para que possam ser consideradas outras possibilidades, o que pode promover um processo de ensino mais profundo e significativo.


Palavras-chave


Integração Curricular; Componentes curriculares; Possibilidades de integração.

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