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Laboratório de práticas corporais esportivas coletivas: relato das principais ações desenvolvidas
Maria Eduarda Zanin Zortea, Ivan Carlos Bagnara

Última alteração: 17-10-2024

Resumo


O projeto "laboratório de práticas corporais esportivas coletivas" explora o impacto das práticas corporais esportivas no desenvolvimento integral de adolescentes e jovens, destacando a importância do esporte para o desenvolvimento físico, emocional e social dos/as estudantes. O objetivo é contribuir para a formação de uma identidade educativa e inclusiva no IFRS – Campus Erechim, promovendo vivências e aprendizagens por meio da prática esportiva, da assimilação dos princípios básicos dos esportes e da integração dos/as estudantes por meio de atividades extracurriculares.  As oficinas esportivas ocorrem nas tardes de quinta e sexta-feira, turnos em que os/as estudantes do Ensino Médio Integrado não possuem aulas regularmente. As atividades são realizadas na quadra poliesportiva do campus e abrangem quatro modalidades esportivas coletivas. Nas quintas-feira, pratica-se o voleibol, e o basquetebol. Nas sextas-feira, por sua vez, são desenvolvidas as oficinas de handebol e futsal. A participação é aberta a todos/as os/as estudantes do Ensino Médio Integrado, e as oficinas ocorrem de maneira mista e a organização e o controle da frequência dos/as participantes são realizados por meio de chamada. Os resultados até o momento indicam uma adesão significativa de estudantes, com uma boa participação nas atividades esportivas oferecidas. O futsal se destaca como a modalidade com o maior número de praticantes, predominantemente composta por meninos, enquanto o vôlei atrai maior número de meninas. As demais modalidades apresentam uma distribuição mais equilibrada entre os gêneros. Muitos dos/as estudantes que participaram do projeto representaram o campus nas modalidades esportivas coletivas durante a 9ª edição dos Jogos do IFRS. Destaca-se o time de handebol feminino, que conquistou a primeira medalha feminina para o campus nesses jogos. Mesmo  durante o período de greve, o projeto manteve-se ativo, o que em certa medida, acredita-se ter contribuído para a permanência dos estudantes na instituição. Recentemente, porém, a quantidade de participantes tem oscilado, devido à sobreposição de horários com as atividades de recuperação das aulas não ministradas no período da greve, que ocorrem nos mesmos turnos de desenvolvimento do projeto. O trabalho demonstra a importância do esporte como ferramenta educativa e social, respondendo aos objetivos de promover a inclusão e o desenvolvimento integral dos/as estudantes. Além disso, observou-se que o projeto possui potencial de promover benefícios relacionados à saúde, socialização, cidadania e permanência e êxito escolar, reforçando a importância do esporte no contexto educacional.

Palavras-chave


Práticas corporais; Formação integral; Integração social

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