Tamanho da fonte:
Laboratório de práticas corporais esportivas individuais: relato das principais ações realizadas
Última alteração: 17-10-2024
Resumo
O projeto esportivo desenvolvido no IFRS – Campus Erechim, teve como objetivo central contribuir para a formação integral dos estudantes por meio da prática esportiva, com foco no desenvolvimento formativo, educativo e inclusivo. As atividades permitiram que os/as estudantes aprimorassem habilidades motoras em diversas modalidades de atletismo, como corridas e lançamentos, além de promover o respeito às regras. O projeto se baseou na importância das práticas corporais no desenvolvimento físico, emocional e social dos jovens, bem como na promoção da permanência escolar. Durante o período de greve, o projeto continuou ativo, o que ajudou a manter o vínculo de muitos/as estudantes com a instituição. Nos últimos meses, porém, a participação estudantil oscilou devido à sobreposição dos horários das atividades de reposição de aulas com as oficinas esportivas. As oficinas ocorreram nas quintas e sextas-feiras à tarde, utilizando a quadra poliesportiva e espaço do antigo campo de futebol do campus. A maneira como as atividades foram organizadas, permitiu a participação de estudantes de qualquer gênero, simultaneamente. As modalidades foram ensinadas progressivamente, começando por fundamentos básicos e avançando para técnicas mais complexas, especialmente nas corridas e lançamentos. Para aumentar o interesse dos estudantes em esportes individuais, foram realizadas competições internas, como tênis de mesa, lançamento de dardo e corridas de 80 metros. Também, o projeto buscou auxiliar na preparação dos/as estudantes que passaram nas seletivas para a etapa de Bento Gonçalves, dos JIFRS, com foco em atividades de corrida e modalidades de lançamento. Os/as competidores/as foram selecionados/as por meio de seletivas internas. A experiência como bolsista no projeto “Laboratório de práticas corporais esportivas individuais”, foi de grande aprendizado, principalmente do ponto de vista organizacional e pessoal. Atuei na coordenação e realização de atividades, o que me permitiu desenvolver habilidades de planejamento e acompanhamento de ações esportivas, e também pude observar o impacto positivo que o projeto teve sobre meus colegas na questão do convívio social e a união entre estudantes de turmas diferentes. Esse projeto reforçou a importância do esporte na promoção do engajamento dos/as estudantes nas atividades educativas e formativas promovidas pelo IFRS – Campus Erechim, e mesmo com desafios como a greve e as tragédias climáticas, contribuiu para o fortalecimento da integração e da cultura do movimento corporal por meio da prática esportiva no campus. O período como bolsista revelou o poder do esporte em transformar vidas, incentivando a permanência escolar e fortalecendo laços entre os/as estudantes.
Palavras-chave
Práticas corporais; Formação integral; Integração social
Texto completo:
PDF