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Desenvolvimento e aprimoramento de protocolos didáticos para o ensino prático de microbiologia
Yelimar Gabriela Hernandez, Carina Faccio, Priscilla Pereira Dos Santos

Última alteração: 17-10-2024

Resumo


A Microbiologia é uma disciplina essencial em diversas áreas, incluindo Ciências Biológicas, Saúde, Engenharia de Alimentos e Química. Este projeto de ensino buscou aprimorar a prática pedagógica nessa área, levando em consideração a falta de protocolos didáticos adaptados a diferentes idades e níveis de escolaridade, o que dificulta a assimilação de conteúdos teóricos e práticos. Além disso, metodologias tradicionais têm impactado negativamente na motivação e no desempenho dos alunos, principalmente do Ensino Médio. O objetivo geral deste trabalho foi melhorar e adaptar as aulas práticas laboratoriais da disciplina de Microbiologia para o Curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio, disciplina que será ofertada a partir de 2025, criando protocolos didáticos adaptados para diferentes níveis de escolaridade. Os objetivos específicos incluem aprimorar experimentos, assim como desenvolver protocolos que possam auxiliar no momento da aula prática para uma melhor compreensão do conteúdo, por meio de passos consecutivos a serem executados. A metodologia foi estruturada em etapas, sendo estas: levantamento de técnicas de identificação das principais análises microbiológicas e revisão da literatura, avaliação de protocolos existentes, análise crítica dos protocolos atuais, adaptando-os para nível Médio, desenvolvimento de novos protocolos voltados ao Ensino Médio, facilitando a compreensão teórica e prática, e por último teste e implementação das novas técnicas, verificando a eficácia de novas técnicas no laboratório. A partir dos novos protocolos desenvolvidos, as aulas práticas ficaram mais padronizadas. A linguagem foi adequada de modo que os alunos se sintam mais familiarizados com os conteúdos teóricos e consigam aplicar esses conhecimentos na prática, abordando microrganismos presentes na natureza, nos alimentos, além de realizar procedimentos laboratoriais essenciais. A criação de uma tabela para identificação de microrganismos segundo seus meios de cultura também foi um avanço importante. Além disso, os protocolos foram testados, garantido a eficácia da técnica a ser utilizada nas aulas experimentais. Portanto, a reestruturação e atualização dos experimentos proporcionaram uma abordagem moderna e eficaz aos protocolos, permitindo que o aluno esteja preparado para os desafios futuros na área. O trabalho promoveu a possibilidade de a disciplina de Microbiologia permitir uma compreensão sólida dos conceitos microbiológicos, favorecer a sociabilidade no ambiente escolar e atender à demanda por um ensino mais próximo da vivência. Com a aplicação dos protocolos no próximo ano, será possível receber os feedbacks dos estudantes, para que seja possível fazer ajustes contínuos nos protocolos. Em suma, a evolução dos protocolos didáticos permitirá um ensino mais contextualizado, impactando positivamente a formação técnica dos futuros profissionais.


Palavras-chave


Microbiologia. Protocolos didáticos. Ensino. Práticas laboratoriais. Formação profissional.

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