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Ampliando a inclusão dos estudantes com necessidades educacionais específicas no IFRS – Campus Erechim
André da Silva Maciag, Márcia Maria Racoski

Última alteração: 17-10-2024

Resumo


No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim, é realizado o projeto de ensino “Educação e inclusão: implementando ações pedagógicas no IFRS – Campus Erechim” pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), que foi proposto para atender as demandas dos estudantes com necessidades educacionais específicas que estudam na instituição. Para que estes estudantes consigam ter êxito em seus cursos, são necessárias adequações tanto nas avaliações e formas de ensinar os conteúdos, como também no auxílio com as atividades acadêmicas, como provas, trabalhos e seminários. Nesse sentido, o projeto tem como objetivo implementar e expandir ações pedagógicas que promovam a inclusão destes estudantes na instituição. Para isso, durante o projeto são ofertados aos estudantes atendidos pelo NAPNE, atendimentos individuais para auxílio em tarefas, trabalhos e organização de estudo. Além disso, foram criados materiais didáticos, resumos de conteúdos estudados e glossário de palavras, para auxiliar os estudantes. Cabe destacar que durante os atendimentos individuais se faz necessário utilizar uma linguagem clara, objetiva e acessível, para que os estudantes consigam compreender e reforçar certos conteúdos estudados em sala de aula com mais eficácia. Da mesma forma, os atendimentos individuais são utilizados para a realização de trabalhos, apresentações e seminários, principalmente pelos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) que ainda estão em fase de alfabetização ou têm grandes dificuldades em formular textos. Para sensibilizar a comunidade acadêmica sobre inclusão e diversidade, o projeto ofereceu diversas atividades e palestras. Além disso, foi organizada uma cartilha que reúne dicas de relacionamento social com pessoas com deficiência, baseada em estudos e artigos publicados sobre acessibilidade e inclusão. Também foi oferecida uma oficina de conhecimentos básicos e iniciação de estudos na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para que mais pessoas conheçam e comecem a estudar a língua. Como resultado, foi possível perceber um aumento nas notas dos estudantes atendidos, especialmente nos trabalhos e avaliações realizadas durante os atendimentos individuais, e uma maior divulgação e conscientização com relação às pessoas com deficiência dentro do campus. No entanto, ainda é necessário um aumento nas políticas e projetos que auxiliem a inclusão dos estudantes com necessidades educacionais específicas dentro da instituição, visto que o IFRS tem a finalidade de ser uma instituição onde todos tenham as mesmas oportunidades.

Palavras-chave


Inclusão; Educação; Ensino; Acessibilidade

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