Última alteração: 17-10-2024
Resumo
O Design de Moda, campo amplo e complexo, pelo rompimento de fronteiras com o caráter tradicional da moda como estilo, constitui-se pela integração de conhecimentos multidisciplinares como base epistemológica ao saber criativo e projetual, construído por um sistema de moda em constante transformação. Ainda considerado um campo de conhecimento recente, o Design de Moda, contextualiza profundas transformações no processo de desenvolvimento de produtos de moda, seja nas formas de criar e produzir, seja nas formas de pensar e construir o conhecimento. Este cenário tem se revelado um desafio para docentes que atuam em cursos de graduação na área, motivando o desenvolvimento do presente projeto de ensino, o qual tem como objetivo a elaboração de material de apoio didático-pedagógico para utilização no componente curricular Desenvolvimento de Coleção III, do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do IFRS – Campus Erechim. Este material, desenvolvido em formato de e-book, contempla as bases teóricas e conceituais que fundamentam o conhecimento na área, além de métodos projetuais adaptados aos objetivos do componente curricular, com tutoriais e exemplos práticos de cada uma das fases e ações de projeto, configurando-se como uma abordagem criativa e inovadora para os estudantes. A metodologia adotada para o desenvolvimento do e-book compreendeu, inicialmente, a análise e a sistematização de conteúdo, adotando como referencial o estudo Design de Moda: framework para implementação de estratégias de inovação pelo design no processo de desenvolvimento de produtos de moda em empresas de confecção do vestuário[1], e, posteriormente, a diagramação do material gráfico no formato proposto. As atividades desenvolvidas seguiram o cronograma definido no projeto, com previsão de término no final do semestre letivo 2024/2, cumprindo com os objetivos propostos. O e-book, será disponibilizado aos estudantes a partir do semestre letivo 2025/1, como recurso de apoio didático-pedagógico nas aulas do componente curricular Desenvolvimento de Coleção III, como em atividades de revisão de conteúdos e de estudos orientados. Por fim, acredita-se que o e-book poderá contribuir com a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, promovendo a autonomia do estudante no que se refere ao desenvolvimento de projetos de coleção de moda por meio de atividades teóricas e práticas orientadas, de caráter interdisciplinar e multidisciplinar, impactando positivamente no seu desempenho acadêmico.
[1] NICCHELLE, K. M. Design de Moda: framework para implementação de estratégias de inovação pelo Design no processo de desenvolvimento de produtos de moda em empresas de confecção do vestuário. 2018. 292 f. Tese (Doutorado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2018.