Portal de Eventos do IFRS, 12º JEPEX e 6ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Projeto de ensino-IFRS futebol de mesa
Gregori Júnior Fitarelli, Celso Antônio Dors, Luciano Aparecido Kempski, Daniel Pires Nunes

Última alteração: 06-11-2023

Resumo


O projeto pretende inserir de forma interdisciplinar os estudantes de todos os gêneros e de todas as modalidades de ensino do Campus Erechim do IFRS na prática desportiva do futebol de mesa, mais precisamente na modalidade um toque cavado. No decorrer do projeto foram  apresentadas as modalidades e as respectivas regras do futebol de mesa aos bolsistas e aos alunos interessados. O foco é a modalidade 1 toque cavado e primeiramente foram apresentados os materiais e acessórios para a prática da modalidade. Posteriormente, foram ensinados os fundamentos técnicos da referida modalidade e aplicadas práticas coletivas com instrumentos de medição de alta precisão, tais como paquímetro e goniômetro. A prática do futebol de mesa tem sido um pretexto para o aprendizado extraclasse de assuntos curriculares de processos de fabricação, sistemas de medição e para o desenvolvimento do espírito de esportividade, de boa convivência, de inclusão, de gentileza, de cortesia e de dignidade humana. Através da integração entre os estudantes no espaço escolar e acadêmico, também buscamos reduzir a evasão e a retenção nos cursos de todas as modalidades. Os objetivos específicos são apresentar as modalidades e as respectivas regras do futebol de mesa, apresentar os materiais e acessórios para a prática da modalidade 1 toque cavado, ensinar os fundamentos técnicos de tal modalidade, promover o aprendizado coletivo de instrumentos de medição de alta precisão, tais como paquímetro e goniômetro, bem como reforçar os conteúdos de disciplinas que envolvem processos de fabricação e sistemas de medição. Apesar da baixa adesão, àqueles que compareceram pôde-se ensinar os fundamentos do futebol de mesa, as regras, as táticas e também foi possível ensinar a utilizar o Inventor para desenhar tanto botões, como troféus e medalhas, ainda não foi possível ensinar a fabricar os botões, pois ainda não temos os materiais necessários. Preliminarmente,concluímos que através das atividades, dar mais sentido às práticas e aos conteúdos das disciplinas relacionadas ao torneamento de materiais e à utilização de instrumentos de medição,  cria um clima atrativo no campus para a ambientação dos discentes de todas as modalidades.

 

 



Palavras-chave


Futebol de mesa; Integração Interpessoal; Diversidade; Desporto; Sistemas de Medição.

Texto completo: PDF