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Ações inclusivas para estudantes com necessidades educacionais específicas
Ana Clara Nadaletti Cervinski, Maria Eduarda Jarosz, Maria Eduarda Jarosz, Denise Olkoski, Denise Olkoski

Última alteração: 20-10-2023

Resumo


A construção de uma escola democrática requer ações de inclusão para os estudantes que apresentem necessidades educacionais específicas. Este trabalho está sendo desenvolvido dentro do projeto "Educação e inclusão: implementando ações pedagógicas no IFRS Campus Erechim" vinculado ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e tem como um dos objetivos auxiliar estudantes do Ensino Médio Integrado que apresentem alguma necessidade educacional específica. Como parte do projeto, são desenvolvidas ações de acompanhamento dos estudantes, visando contribuir com o processo de aprendizagem. Entre essas ações se destaca: atendimento que demandam ajuda para a compreensão dos conteúdos por parte das bolsistas; pesquisas acerca dos temas sobre dificuldades de aprendizagem e sobre adaptações significativas; atendimentos em parceria com os monitores dos componentes curriculares; desenvolvimento de estratégias para facilitar a aprendizagem, como utilização de peças coloridas para explicar frações e criação de um glossário; ajuda na realização de trabalhos escolares; auxílio na organização e planejamento das atividades escolares e suporte na realização de avaliações. Todas as atividades são realizadas com supervisão e auxílio dos professores dos componentes curriculares e do Napne. Durante o acompanhamento das aulas de Matemática I, iniciou-se com o atendimento de um estudante com deficiência intelectual e ampliou-se de acordo com as necessidades identificadas na turma, uma vez que há outros casos atendidos pelo NAPNE, onde atualmente são atendidos três estudantes. Devido à necessidade de adaptações significativas com flexibilização curricular para ao menos um estudante dessa turma, há a necessidade de um maior apoio ao docente. Até o momento, sete diferentes estudantes procuraram atendimento extraclasse, sendo que desses, dois comparecem com frequência. Todos esses estudantes que procuraram atendimento são do 1º Ano do Técnico em Mecatrônica, cursando Matemática I, o que demonstra que a presença da bolsista na aula estreita os laços com os estudantes que se sentem seguros para tirarem suas dúvidas. Ao proporcionar o acompanhamento a esses estudantes, busca-se incentivar e facilitar seu desempenho acadêmico, além de fortalecer o processo de integração escolar como um todo. O projeto é uma das formas pelas quais o NAPNE vem contribuindo na missão de promover o respeito à diversidade e a inclusão de estudantes com necessidades específicas, e para a defesa dos direitos humanos.

Palavras-chave


NAPNE; estratégias de adaptação; educação inclusiva