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Educação física e o potencial de integração curricular: o caso do Ensino Médio Integrado em Informática
Evelyn Rodrigues Kelin Fabisiak, Ivan Carlos Bagnara

Última alteração: 03-10-2023

Resumo


Existem dificuldades, por parte dos professores, em promover a integração entre os diferentes conteúdos e conhecimentos dos componentes curriculares no Ensino Médio Integrado (EMI). Como essa problemática também se aplica à Educação Física (EF), este estudo objetiva identificar os conteúdos e conhecimentos de especificidade da EF que possuem potencial para se integrar com os conteúdos dos demais componentes curriculares do EMI. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, em que foram analisados os relatórios de avaliação produzidos pelos estudantes que atualmente encontram-se no segundo ano do curso de Informática, durante o ano de 2022 e primeiro trimestre de 2023. Com base na análise dos relatórios elaborados durante todo o primeiro ano e início do segundo, foram encontradas relações importantes, dentre as quais destacam-se: em 2022, na EF, os esportes de marca (salto em distância e triplo, lançamento de peso e dardo) apresentaram relações com Algoritmos (laços de repetição) e Física (movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado). Os megaeventos esportivos, que são caracterizados por competições como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, estudado em EF, se relacionam com a Grécia Antiga, conteúdo de História e Artes. Além disso, possui relação com Geografia e o conteúdo de geopolítica, que aborda os impactos da organização dos megaeventos. Práticas corporais e violência estão conectadas com a Sociologia, no estudo de sociólogos clássicos (Marx, Durkheim, Weber e Foucault). A unidade temática Danças, estudada em EF, tem relação com Artes e História, que tratam do período da pré-história e de outras épocas. Ginástica e exercício físico têm conexões com Matemática e Física, no que concerne aos cálculos e as unidades de medidas. Padrões de beleza, na EF, relacionam-se com a Sociologia e os escritos de Walter Benjamin sobre a influência da mídia, e com Introdução à Informática, e o conteúdo cyberbullying. No período letivo de 2023, ainda analisa-se de forma inaugural os dados do primeiro trimestre. Para tanto foram encontradas aproximações entre o conteúdo práticas corporais adaptadas e o acesso ao esporte com o sistema capitalista, estudado em Geografia; e os testes de performance (avaliação física) com o estudo da bioquímica das células, em Biologia. Conclui-se, assim, que as relações entre os conteúdos demonstram a riqueza das conexões que podem ser estabelecidas entre os diferentes campos do conhecimento, ampliando a compreensão dos estudantes acerca dos assuntos estudados e fornecendo um quadro teórico referencial mais abrangente, contextual e integrado.


Palavras-chave


Formação integral. Formação profissional. Ensino integrado.

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