Portal de Eventos do IFRS, 12º JEPEX e 6ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Ensino de biologia: relação entre o conhecimento teórico e prático
Amanda Grazielly Biesseki Moura, Leticia Klein, Denise Olkoski

Última alteração: 17-10-2023

Resumo


O ensino de biologia deve proporcionar aos estudantes a compreensão da ciência em seu dia-a-dia, e para consolidar os conhecimentos em sala de aula é interessante vivenciá-los através dos experimentos práticos. No Campus Erechim o componente curricular de Biologia é ofertado a partir do segundo ano do ensino médio, sendo assim, o projeto “Educação Ambiental e Iniciação Científica no Ensino de Biologia” busca preencher estes hiatos a partir da integração entre o conhecimento prático e teórico, fornecendo aos estudantes um livre espaço de discussão e resolução de dúvidas, além de um ambiente participativo de integração entre as turmas das diversas modalidades de cursos ofertados. Dessa forma o  presente trabalho objetiva proporcionar experiências práticas que levem à apropriação de conhecimento científico e tecnológico. Os encontros acontecem no Laboratório de Matemática e Biologia e no Laboratório Microscopia e Microbiologia do Campus. Além desses espaços foram proporcionadas experiências além do limite do Campus. Mensalmente reúnem-se cerca de 10 estudantes do Ensino Médio que atuam ativamente nas práticas e nas sugestões dos temas. Até o atual momento foram realizadas atividades nas seguintes temáticas: desvendando o código genético; tecidos vegetais e como vemos no microscópio; a genética nos crimes e na identificação de paternidade; plantio de árvores em alusão a semana do meio ambiente. Nos espaços externos foi oportunizado a um grupo de estudantes a participação no VI seminário de agroecologia do Alto Uruguai e no  Projeto Vivências. Além disso, foram organizados e viabilizados jogos didáticos, assim como organização e manutenção de coleções biológicas. Esses encontros abordam conhecimentos pelos quais os estudantes já possuíam acesso em sala de aula, mas encaminhando os conteúdos com uma perspectiva diferente, apresentando aplicações práticas de genética, agroecologia, educação ambiental e biodiversidade, entre outras, a fim de facilitar a construção do conhecimento. Os encontros do projeto unem estudantes que possuem maior interesse na área, por conta disto é sempre uma experiência de troca constante de conhecimento, onde eles trazem informações e questionam suas dúvidas, ao mesmo tempo em que socializam com os demais participantes.



Palavras-chave


Educação Ambiental; Agroecologia; Ciências; Prática em laboratório;