Portal de Eventos do IFRS, 12º JEPEX e 6ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Monitoria acadêmica na área de Design: subárea Projeto de Design
Roberta Bisognin, Keila Marina Nicchelle

Última alteração: 05-10-2023

Resumo


O Design é considerado um campo de conhecimento multidisciplinar com foco em processos estratégicos de resolução de problemas de natureza social, por meio do desenvolvimento de projetos de novos produtos, serviços e experiências inovadoras. A partir dessa perspectiva, o Design, enquanto disciplina, está presente na matriz curricular de diferentes cursos, a exemplo do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda e do Curso Técnico em Design Gráfico Integrado ao Ensino Médio, do IFRS– Campus Erechim, com foco na formação de competências criativas e projetuais na área. Por sua vez, os componentes curriculares de Design apresentam como principal característica a adoção de metodologias ativas e o ensino por meio projetos, valorizando atividades curriculares de caráter teórico-prático, com o objetivo de trabalhar a interdisciplinaridade na resolução de problemas complexos relacionados a prática profissional. Dessa forma, a monitoria acadêmica na área de Design, subárea Projeto de Design, apresenta-se como uma importante estratégia de ensino e aprendizagem com o propósito de possibilitar, aos estudantes, novas oportunidades de estudo, especialmente, no componente curricular Desenvolvimento de Coleção, do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, e no componente curricular Projeto I – Processos de Design, do Curso Técnico em Design Gráfico Integrado ao Ensino Médio. A monitoria é oferecida em diferentes dias e horários, totalizando oito horas semanais, possibilitando o acesso dos estudantes de ambos os cursos. As atividades desempenhadas pela monitora compreendem o acompanhamento dos estudantes nas diversas fases e ações que envolvem o processo de projeto nas áreas de Design de Moda e de Design Gráfico, auxiliando, sobretudo, no desenvolvimento de atividades práticas como realização de pesquisas, traçado de desenhos, montagem de painéis semânticos, montagem de protótipos, entre outras. Como resultado, observou-se que os estudantes atendidos apresentaram uma evolução significativa no processo de ensino e aprendizagem, apresentando mais autonomia nas atividades realizadas em sala de aula. Por fim, acredita-se que a monitoria acadêmica possa contribuir positivamente no desempenho acadêmico do estudante, visando sua permanência e êxito.

Palavras-chave


Design; Projeto; Monitoria acadêmica; Ensino; Aprendizagem.