Portal de Eventos do IFRS, 12º JEPEX e 6ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Monitoria de matemática: um projeto de aprendizado recíproco
Arthur Henrique Demski Adário, Valéria Espíndola Lessa

Última alteração: 19-10-2023

Resumo


Este projeto de monitoria de matemática desenvolvido no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Erechim, tem como objetivo ajudar majoritariamente os estudantes do 1º ano dos cursos de ensino médio integrado e outros estudantes, nas dificuldades de aprendizagem em matemática. A ideia surgiu da necessidade de oferecer um lugar mais descontraído para tornar o aprendizado da matemática mais aprazível. O objetivo principal foi dar apoio personalizado aos estudantes e criar um ambiente onde todos pudessem resolver suas dúvidas e aprender juntos. O projeto se iniciou em junho e foi um período de aprendizado recíproco, no qual tanto os alunos com dificuldades quanto o monitor enriqueceram seus conhecimentos. A monitoria funcionou presencialmente com horários pré-determinados para atendimento. Os alunos podiam aparecer com perguntas, listas ou provas e o monitor se esforçava para explicar de maneira simples. Quando não havia alunos para atender, a sala de matemática se tornava um ambiente para estudar, realizar tarefas da escola ou ajudar a criar materiais para o laboratório de matemática. Os resultados mostraram que ainda poucos alunos aproveitaram a monitoria, quebrando um pouco das expectativas iniciais que previam uma adesão maior por parte dos alunos. No entanto, isso deu ao monitor e a professora, a chance de pensar em como tornar futuras monitorias mais atraentes, eficazes e até mesmo aumentar o nível de dificuldade dos conteúdos dados em aula. Apesar do baixo número de participantes, a monitoria de matemática continuou a ser valiosa e a contribuir para o aprendizado daqueles que a solicitam. O projeto de monitoria de matemática cumpriu sua missão de oferecer suporte educacional personalizado. Foram momentos de aprendizado recíproco, nos quais todos os envolvidos cresceram juntos. Apesar dos desafios, foi uma oportunidade para o monitor aprender e refletir sobre como melhorar futuras iniciativas educacionais. A importância de criar ambientes e materiais de aprendizado colaborativo e acessíveis continua sendo um objetivo fundamental, para aprimorar o ensino de matemática no campus. Com isso, o projeto deixou uma marca positiva na instituição.


 


Palavras-chave


Matemática; Monitoria; Aprendizado; Laboratório.