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Educação física e o potencial de integração curricular: o caso do Ensino Médio Integrado em Mecatrônica
André João Harsczaruk Scoloski, Ivan Carlos Bagnara

Última alteração: 04-10-2023

Resumo


A questão da integração entre as áreas do conhecimento, dos componentes curriculares e dos conteúdos no Ensino Médio Integrado (EMI) é um desafio constante. Desse modo, esse estudo buscou contribuir com o enfrentamento dessa problemática ao identificar os conteúdos da Educação Física (EF) que possuem potencial para se integrar com os conteúdos de outros componentes curriculares. A pesquisa, qualitativa e documental, analisou os relatórios de avaliação dos estudantes do primeiro ano do curso Técnico Integrado em Mecatrônica, produzidos em 2022. Durante o ano letivo, em EF, abordou-se os esportes modernos e sua relação com a Revolução Industrial, que transformou o cenário esportivo e tornou a prática mais acessível. Em Introdução à Mecatrônica, explorou-se a Revolução Industrial e a tecnologia, presente não apenas na Mecatrônica, mas em toda a sociedade. A tecnologia atualmente desempenha um papel significativo nos esportes, como no aprimoramento dos treinamentos e no auxílio à arbitragem. O componente de Algoritmos e Lógica da Programação abordou a Indústria 4.0 e suas implicações, conectando-se ao uso da tecnologia nos esportes. Os megaeventos esportivos (Jogos Olímpicos e Copas do Mundo) foram estudados em EF, revelando seus legados. Essa discussão se relaciona com conceitos de Geografia, explorando temas como localização, território, paisagem e geopolítica. A história dos Jogos Olímpicos se relaciona com o estudo da Grécia Antiga, na História, em que demonstra a importância do esporte na formação dos cidadãos gregos. Sobre os esportes de marca (salto em distância e triplo, lançamento de peso e dardo) estudados em EF, observou-se relação com o componente de Desenho Técnico, que trata da história e a definição do metro, uma unidade de medida crucial em esportes dessa natureza. A relação entre as Leis de Newton, em Física, com o estudo dos esportes e das lutas, em EF, também possui uma próxima relação, pois possibilita analisar os princípios fundamentais da dinâmica e a mecânica do movimento corporal e da força imprimida nos implementos esportivos e pelo próprio corpo. A capoeira, outro conteúdo estudado em EF, que é uma manifestação cultural afro-brasileira, encontra aproximação com o estudo da história dos povos africanos e na luta contra a opressão, relacionando-se com tópicos abordados em Sociologia, como o biopoder. Assim, conclui-se que há vários conteúdos de diferentes componentes curriculares com potencial de serem ensinados de maneira integrada, cabendo aos professores identificá-los para o planejamento de trabalhos pedagógicos coletivos, proporcionando uma aprendizagem mais integrada e global, premissa do EMI.


Palavras-chave


Produção de conhecimentos, Integração Curricular, Formação omnilateral

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