Portal de Eventos do IFRS, 12º JEPEX e 6ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Monitoria de matemática: aprendizagem e apoio
Luiza Agliardi Benincá, Valéria Espíndola Lessa

Última alteração: 17-10-2023

Resumo


A atividade de monitoria de matemática no IFRS Campus Erechim visa oferecer aos estudantes outra oportunidade de aprender os conteúdos da disciplina, de uma forma menos formal e acessível, diferente da formalidade muitas vezes associada aos professores e ao ambiente da sala de aula. Entre os principais objetivos do projeto, podemos destacar: possibilitar o desenvolvimento e o compartilhamento de conhecimentos adquiridos entre os alunos; ajudar no crescimento acadêmico do aluno monitor, visto que ensinar é a melhor forma de aprender; e oferecer assistência e apoio aos demais estudantes, auxiliando-os em seu processo de aprendizagem. Os atendimentos ocorrem de forma presencial no laboratório de matemática do campus, onde os alunos buscam sanar suas dúvidas referentes aos conteúdos. As monitorias obtiveram um número menor de participantes do que o esperado. Os estudantes atendidos foram do 2º ano do Técnico em Mecatrônica, predominantemente, e do 1º ano do Técnico em Informática integrados ao ensino médio, os quais buscaram o atendimento principalmente antes das recuperações paralelas. Os métodos utilizados foram revisar os conteúdos, resolver as listas de exercícios oferecidas pela professora e realizar a correção de provas. Dessa forma, foram obtidos bons resultados, pois grande parte dos alunos tiveram nota máxima nas respectivas avaliações. Nos horários em que não houve estudantes, foram criados materiais de apoio e realizadas outras atividades referentes à disciplina. Além de beneficiar os estudantes, a monitoria de Matemática também contribui para o desenvolvimento pessoal do monitor. A habilidade de identificar com maior facilidade as dificuldades apresentadas e de se comunicar de forma adaptativa ao raciocínio do estudante são capacidades que são aprimoradas ao longo do processo. Constata-se que os projetos de ensino promovem, durante o ensino médio, uma experiência antecipada do que é proporcionada no ensino superior, o que é muito relevante para os alunos. Desenvolver a monitoria está sendo muito interessante, pois estimula e reforça o conhecimento incentivando o processo de ensino e aprendizagem.


Palavras-chave


Matemática; Aprendizagem; Monitoria.