Portal de Eventos do IFRS, 12º JEPEX e 6ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Robótica como recurso educacional no apoio ao aprendizado de programação no IFRS - Campus Erechim
Bernardo Garcia Samojeden, Ernani Gottardo

Última alteração: 05-10-2023

Resumo


A robótica educacional apresenta-se como uma alternativa para a concepção e implementação de atividades e projetos que busquem facilitar a compreensão de conteúdos e conceitos de diversas áreas do conhecimento de forma crítica, significativa e reflexiva. Desta forma, visando um melhor aprendizado dos estudantes na área de programação e a facilitação da aplicação de seus conhecimentos da área de informática e mecatrônica, planejou-se um projeto de ensino visando a oferta de um curso de robótica. O público-alvo do projeto são os estudantes dos cursos de Técnico em Informática e Técnico em Mecatrônica, ofertados no IFRS – Campus Erechim. Primeiramente, foram desenvolvidos materiais necessários para realizar a proposta do curso de robótica, retomando o projeto de esteiras automáticas e de braços robóticos desenvolvidos no ano passado. Logo após, foi elaborado o material de divulgação da nossa proposta de curso, como flyers de divulgação, formulário online para inscrição dos candidatos, e organização da publicidade aos estudantes, além da utilização de material desenvolvido no curso para a divulgação e participação do Instituto Federal no Primeiro Encontro Municipal de Robótica de Erechim. Foram convidados a participarem do curso todos os estudantes dos cursos Técnicos em Informática e Técnico em Mecatrônica, sendo 10 vagas para cada curso. Foram contabilizadas 27 inscrições, onde 67% dos interessados correspondiam ao curso de Técnico em Mecatrônica e 37% ao curso Técnico em Informática. O curso iniciou em 14 de setembro, com aulas todas as quintas-feiras, com inicio as 13:30 e fim as 15:10, onde o bolsista auxilia o professor orientador na elaboração do material para as aulas e atividades propostas. Ao final do curso os estudantes realizarão uma avaliação do curso, onde teremos dados sobre a percepção dos estudantes e sugestões para novas ofertas do curso. Pode-se concluir que até o momento essas vivências têm proporcionado ao bolsista experiências significativas como o manuseio de equipamentos eletrônicos, construção de equipamentos robóticos, aprendizagem de linguagem de programação, troca de conhecimentos e integração com os docentes e colegas participantes do projeto.


Palavras-chave


robótica; programação; ensino médio