Última alteração: 04-10-2023
Resumo
O Design Gráfico tem como objetivo projetar soluções funcionais e de apelo estético por meio da comunicação visual. Desse modo, a aplicação de seus preceitos se torna relevante para alavancar a imagem de diferentes organizações, tais como as cooperativas da agricultura familiar. Em 2005, foi fundada a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná, a partir de organizações populares do campo e da cidade que defendiam a agricultura familiar e a economia solidária com inclusão e participação social. Atualmente, mais de 80 mil agricultores familiares fazem parte do quadro social da UNICAFES-PR, com cooperativas filiadas em quase todas as regiões do estado, articuladas em diversas centrais regionais. Com a necessidade de trabalhar a comercialização de produtos a partir das cooperativas filiadas ao sistema UNICAFES-PR, em 2020 foi criada a Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná – FECAFES-PR. Dado o exposto, com o objetivo de fortalecer as operações comerciais capitaneadas pela FECAFES, surgiu a necessidade de padronização e melhorias na estética dos rótulos dos produtos desenvolvidos pelos agricultores associados. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de rótulos para as embalagens de feijão, suco de laranja e pepino produzidos no âmbito da UNICAFES-PR. A metodologia utilizada foi a Design Science Research, comumente utilizada no processo de desenvolvimento de artefatos, instanciações e processos. Sob este aspecto, foi aplicado o protocolo de pesquisa de Santos (2018), que compreende quatros etapas: compreensão do problema, geração de alternativas, desenvolvimento, avaliação e conclusão. Na fase de desenvolvimento foi utilizado o modelo de processo Design Inova Embalagem (DIEmb), neste caso adaptado para o contexto do projeto. Dessa adaptação resultou o modelo DIEmb versão Small, que possibilitou maior agilidade na aplicação do processo, bem como feedbacks rápidos condizentes com as restrições temporais impostas. A aplicação do modelo conduziu a criação dos rótulos a partir de três tendências estéticas: minimalismo, transparência e personalização. Desse modo, após inúmeros ciclos de criação e feedbacks rápidos, foram gerados nove conjuntos de alternativas para os rótulos de feijão, suco de laranja e pepino. Como resultado, infere-se que os mesmos foram positivos, alcançando os objetivos estabelecidos, tendo em vista que foram criados rótulos mais atrativos e alinhados com as tendências do mercado. Ademais, a aplicação do modelo de processo DIEmb, versão Small, demonstrou ser uma abordagem eficaz e bem estruturada, fornecendo um suporte valioso para o projeto.