Portal de Eventos do IFRS, 12º JEPEX e 6ª Mostra Cultural

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Monitoria de matemática I
Grégori Roberto Sviderski Flach, Ana Laura Lopes Link, André Luiz Bedendo

Última alteração: 03-10-2023

Resumo


Inúmeros alunos apresentam várias dificuldades no desenvolvimento de conceitos e cálculos matemáticos básicos ao ingressarem nos cursos oferecidos pelo IFRS. Essa dificuldade impacta no aproveitamento acadêmico dos componentes curriculares que envolvem a matemática, tanto dos cursos técnicos quanto superiores. Nesse sentido, programa de monitoria acadêmica de matemática, se torna uma alternativa para contornar tais adversidades. A monitoria oportuniza observar os principais pontos de dificuldades dos discentes, e auxiliá-los no entendimento de conceitos e no aperfeiçoamento das técnicas de interpretação e resolução de cálculos básicos, e com nível de complexidade mais elevados, especialmente nos cursos superiores. A monitoria é ministrada por dois monitores da área de engenharia, cumprindo horários, sendo constantemente avaliados sob os critérios de responsabilidade, assiduidade, pontualidade e competência nas tarefas realizadas. A metodologia de trabalho consiste no atendimento individual ou em grupos. O monitor identifica alguns conteúdos específicos os quais os discentes apresentam maior dificuldades, como trigonometria, interpretação e associação de problemas, operações com radiciação, logaritmos, polinômios e gráficos de funções no plano cartesiano. Ao decorrer dos encontros o monitor questiona os discentes acerca das suas principais dúvidas. Com base nisso, propõe uma breve revisão dos conteúdos, e em seguida o auxílio na interpretação e resolução de exercícios. Ao longo dos atendimentos da monitoria foi possível verificar e sanar parcialmente as dúvidas apresentadas pelos discentes, os quais apresentam inúmeras dificuldades nos conceitos básicos da matemática. No entanto, os discentes que participaram da monitoria, e mantiveram o comprometimento com as atividades acadêmicas, apresentaram um aumento na compreensão dos conteúdos, melhoram suas habilidades de resolução de problemas e ganharam confiança em relação à matemática. Além disso, muitos atingiram o êxito no aproveitamento de componentes curriculares específicos na área de matemática.  Portanto, é possível constatar que o exercício da monitoria desempenha um papel relevante no processo educacional, fornecendo um suporte complementar ao ensino tradicional. Além disso, essa prática estimula a autonomia dos estudantes, incentivando-os a buscar ajuda e a desenvolver uma postura proativa em relação aos estudos matemáticos, contribuindo desta forma com o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Monitoria; Matemática; Ensino; Cálculo; Atendimento.