Última alteração: 01-11-2023
Resumo
Marketing, segundo Philip Kotler, é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através do processo de troca. Uma bancada organizada, métodos de divulgação eficientes, preços de acordo com o mercado,localização do ponto de venda e um atendimento exemplar, tudo isso envolve marketing. Para contribuir com o comércio e divulgação de produtos de pequenos produtores e donos de agroindústrias, o presente estudo tem por objetivo elaborar e apresentar ações estratégicas para serem implementadas em cooperativas da agricultura familiar, especificamente sobre mix de marketing, atendimento,organização dos espaços de comercialização e ações para atração e fidelização de clientes. A pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa e quantitativa, através de materiais do curso de Tecnologia em Marketing, disponíveis na biblioteca do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-Campus Erechim, leituras sobre boas práticas de marketing, e normas de vigilância sanitária. Uma pesquisa com consumidores também foi realizada para um melhor diagnóstico dos pontos de venda. Para um entendimento simples sobre o assunto, uma cartilha foi desenvolvida para agricultores, vendedores e donos de agroindústrias. Tendo em vista a importância do projeto, a proposta também é promover um curso de marketing para esses profissionais e também para servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER). O estudo feito neste projeto garante mais visibilidade e padronização de trabalho nas cooperativas de agricultura familiar e agroindústrias, vai em busca de melhorias e otimização para os produtores desses segmentos que buscam alavancar suas vendas e apresentar melhor seus produtos possam estar satisfeitos, bem como alcançar a satisfação de seus clientes.