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Mapeando possibilidades de integração curricular no ensino médio em informática: conteúdos da Educação Física como ponto de partida
Emely Mariani Menegatt, Ivan Carlos Bagnara

Última alteração: 03-10-2023

Resumo


A promoção da integração curricular entre conteúdos de componentes curriculares no Ensino Médio Integrado (EMI) é uma dificuldade em diferentes campi dos Institutos Federais (IFs) e no componente de Educação Física (EF), não é diferente. Dessa forma, este estudo tem como objetivo identificar conteúdos e conhecimentos da EF que possam proporcionar o desenvolvimento da integração com os demais componentes curriculares. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, tendo como base os relatórios escritos por estudantes do 2º ano do EMI de Informática, no primeiro e segundo trimestres letivos de 2023. Durante o primeiro  trimestre, em EF foram estudados os seguintes conteúdos: badminton, dimensões sociais do esporte e acessibilidade nas práticas corporais, enquanto no segundo trimestre foi realizada uma continuação das práticas corporais adaptadas, além do estudo de ginástica e saúde, onde foram tratados assuntos como dimensão sociopolítica da saúde, ginástica de conscientização corporal e testes de performance. O badminton teve indicações de integrações com o conteúdo globalização, do componente curricular de Geografia e com o conteúdo grandezas físicas, estudado em Física. Em dimensões sociais do esporte, novamente houve indicações com Geografia e Sociologia, com os conteúdos sistema capitalista e as desigualdades sociais, relacionadas muitas vezes com tal sistema econômico. Aponta-se o fato de que o componente de Sociologia foi muito citado, com destaque também nas práticas corporais adaptadas e com todos os conteúdos dos segundo trimestre de EF, principalmente acerca da dimensão sociopolítica da saúde. Ressalta-se que as práticas corporais adaptadas foram relacionadas também com Biologia e as substâncias inorgânicas, que estão envolvidas em diferentes reações do corpo humano. No segundo trimestre, no conteúdo de ginástica e saúde, houveram diferentes indicações com Biologia, principalmente acerca da Citologia e do Metabolismo Celular, que também foi relacionado com ginástica de conscientização corporal. Além disso, com os testes de performance realizados em aula, muitos alunos propuseram uma integração com um componente curricular da área técnica, Desenvolvimento de WEB, especificamente com o conteúdo de validação de formulários utilizando javascript. Por fim, quanto à ginástica de conscientização corporal foi proposta uma integração com o Empirismo e Racionalismo, estudados em Filosofia. Tendo em vista os dados apresentados, conclui-se que é possível a realização de aulas conjuntas entre diferentes componentes curriculares com EF, pois as relações citadas demonstram haver relação com vários campos do conhecimento, contribuindo na ampliação da compreensão dos alunos sobre diferentes conteúdos, com o fornecimento de um quadro referencial mais denso.



Palavras-chave


Produção de conhecimentos; Integração curricular; Formação omnilateral.

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