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Laboratório de matemática e monitoria acadêmica: uma maneira prática de evidenciar o abstrato e facilitar o ensino
Última alteração: 19-10-2023
Resumo
O projeto de ensino em questão, dedicou-se à organização do laboratório de matemática no respectivo espaço destinado pelo IFRS Campus Erechim, exercendo atividades como a construção de diferentes instrumentos de apoio didáticos e artesanais. Os atendimentos da monitoria são igualmente desempenhados na mesma sala, proporcionando aos estudantes um local mais adequado ao processo de aprendizagem, com foco na retomada de conteúdos e na interpretação do enunciado de cada problema antes do desenvolvimento da questão; a maior disponibilidade de tempo permite uma explicação estruturada em etapas, permitindo que o aluno intervenha com mais dúvidas e expresse melhor seu conhecimento, aumentando a identificação e correção de pequenos erros. A bolsa deseja promover um clima mais informal e convidativo aos alunos que possuem receio da figura formal representada pelo professor, além de desenvolver materiais auxiliares que sejam capazes de expandir as metodologias do educador, facilitando o processo de aprendizagem com exemplificações palpáveis e menos abstratas. O projeto começou logo no início do mês de maio, ofertando 152 horas de funcionamento até a data atual. Os dias sem atendimentos estavam sendo empregados na preparação do laboratório, a monitoria recebeu estudantes das turmas do terceiro, segundo e primeiro ano do ensino médio integrado da instituição, que queriam retomar conteúdos perdidos ou sanar dúvidas relacionadas aos componentes curriculares de matemática e física. Considerando a organização dos materiais e objetos elaborados artesanalmente (tangrans, cartazes didáticos, sólidos geométricos, teodolitos, entre outros), a organização do laboratório vem andando muito bem, tendo em vista que os alunos estão presenciando o primeiro ano de uso daquele espaço. O local ganhou novos instrumentos auxiliares através de recortes, colagens, desenhos e esquemas feitos em materiais escolares como papelão, cartolinas, folhas de EVA, entre outros. Diversos estudantes comentaram positivamente sobre o envolvimento que tinham em relação ao novo ambiente. Para finalizar, o projeto de ensino proporcionou ao bolsista um desenvolvimento quanto às habilidades pessoais como comunicação, raciocínio e conhecimento matemático.
Palavras-chave
Palavras-chave: Aprendizagem; Laboratório; Matemática; Resolução.
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