Última alteração: 02-10-2023
Resumo
O Design e a Moda, considerados campos amplos e complexos, se cruzam pelo seu caráter criativo, resultado de um conjunto de conhecimentos desenvolvidos entre saberes técnicos e artísticos, com base epistemológica na prática projetual. Por sua vez, o Design de Moda, ainda considerado um campo de conhecimento recente, apresenta carência de publicações que possam ser utilizadas no ambiente acadêmico de forma a contemplar a realidade da sala de aula, especificamente no que se refere as metodologias projetuais aplicadas ao processo de desenvolvimento de produtos de moda. Esta questão tem se revelado um desafio para docentes que atuam em cursos de graduação na área. Diante disso, o presente projeto de ensino tem como objetivo a elaboração de material de apoio didático-pedagógico para utilização no componente curricular Desenvolvimento de Coleção I, do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do IFRS – Campus Erechim. Este material, em formato de e-book, pretende contemplar, além dos principais conceitos estudados na área, metodologias projetuais adaptadas aos objetivos do componente curricular, com tutoriais e exemplos de cada uma das fases e ações de projeto, configurando-se como uma abordagem criativa e atrativa para os estudantes. A metodologia adotada para o desenvolvimento do e-book compreendeu três fases principais, consistindo em ações específicas, são elas: fase de planejamento: pesquisa e análise de referências bibliografias sobre o assunto; fase de desenvolvimento: produção de conteúdo fundamentado no referencial teórico estudado; e fase execução: sistematização e diagramação do material em formato de e-book. As atividades desenvolvidas seguiram o cronograma definido no projeto, com previsão de término no final do semestre letivo 2023/2, cumprindo com os objetivos propostos. O e-book, será disponibilizado para os estudantes a partir do semestre letivo 2024/1, podendo ser adotado como material de apoio didático-pedagógico, tanto durante as aulas do componente curricular Desenvolvimento de Coleção I, como em atividades de revisão de conteúdos e de estudos orientados. Por fim, acredita-se que o e-book poderá contribuir com a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, estimulando a autonomia do estudante no que se refere ao desenvolvimento de projetos de coleção de moda por meio de atividades teóricas e práticas orientadas, de caráter inter e multidisciplinar, impactando positivamente no seu desempenho acadêmico.