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Monitoria de química I: ensinar também é aprender
Andressa dos Santos, Mateus Antônio Corteze, Andressa Sausen De Freitas

Última alteração: 27-09-2023

Resumo


Desde o ensino fundamental até o final de nossas vidas acadêmicas, é frequente o fato de que muitos discentes podem apresentar diversas dúvidas ou dificuldades em disciplinas e/ou conteúdos específicos. Estas dúvidas, muitas vezes, não são esclarecidas aos estudantes por diversos motivos, um deles sendo a insegurança que muitos apresentam devido a sua exposição ao professor e aos seus colegas. A monitoria de Química I busca atender as necessidades e/ou dificuldades dos estudantes cursistas desta disciplina, ou até mesmo aos que possuem dúvidas de conteúdos anteriores, esclarecendo e/ou auxiliando-os em suas hesitações. De forma presencial, o monitor cumpre 8 horas semanais de atendimento, estando disponível aos estudantes durante as tardes livres que o monitor não possui carga horária. Ainda, quando necessário, o estudante que não possui tempo durante os períodos estabelecidos pelo monitor pode marcar um horário específico para seu atendimento, podendo ser de forma remota, patravés da plataforma Google Meet. Também, é importante ressaltar que existem benefícios desta atividade acadêmica ao monitor, pois assim como a aprendizagem vem do ensino, o ensino também gera aprendizagem. Além disso, pelo fato de que o bolsista deve estar em conteúdos mais avançados, a oportunidade de relembrar temáticas é muito importante e favorável. A experiência com a monitoria de Química I no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Erechim traz, além de um novo aprendizado, diversos fatores os quais certamente auxiliarão na vida acadêmica, tanto como estudante, como futura profissional da educação, além do desenvolvimento de uma maior facilidade e especialidade na comunicação.

Palavras-chave: química, ensino, monitor, monitoria, discente.

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