Portal de Eventos do IFRS, 12º JEPEX e 6ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Transcorrendo as vias da aprendizagem através da monitoria de química
Mateus Antônio Corteze, Andressa dos Santos, Andressa Sausen de Freitas

Última alteração: 10-10-2023

Resumo


O estudo sobre a química requer muitas premissas, trata-se de disciplinas de grande complexidade e com ementas extensas. Com isso, o estudo sobre esta matéria por vezes pode gerar inúmeras dúvidas e montanhas a serem escaladas por quem quer aprender. O monitor auxilia os estudantes no entendimento da aplicação dos conteúdos, enriquecendo e favorecendo o processo de ensino-aprendizagem, principalmente  por usar de uma linguagem mais próxima, de aluno para aluno, ele é um simples estudante que traduz várias fórmulas, os inúmeros nomes e os incontáveis elementos que são citados durante a matéria para quem o procurá-lo. A carga horária cumprida pelo monitor de Química II e Química III é de 8 horas semanais, poucas horas, que proporcionam ao monitor muito mais do que parece, estas horas possibilitam o estudante sentir-se no lugar de um docente e explorar o processo de ensinar e além disso, mostram uma nova forma de aprender: o aprender ensinando. Um novo meio de obter conhecimento, visto de forma breve nas simples interações humanas. A monitoria está disponível para todos os estudantes do ensino médio do Instituto federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Erechim e oferece um local confortável para sanar desde as dúvidas mais complexas sobre um conteúdo inteiro até as mais simples questões, que muitas vezes podem parecer constrangedoras de serem feitas na sala de aula. Diante disto é claro que a monitoria é importante tanto para o monitor como para o aluno, de um lado um local para se dar aquela “revisadinha rápida” antes da prova ou até mesmo recuperar conteúdo perdido, e do outro lado uma experiência disponibilizada a um estudante de ensino médio de ter um vislumbre breve sobre a vida de um professor, tal prática que querendo ou não direciona o monitor a seguir um caminho em sua vida acadêmica. Todos somos monitores em nossas vidas, da mesma forma como o monitor aclara os diversos conteúdos vistos na Química II e na Quimica III, as pessoas ensinam a seus colegas de sala, seus familiares, seus amigos algo que se tornou conhecido. O ato de ajudar o próximo a entender aquilo que se conhece é natural do ser humano, oportuno e prestádio.


Palavras-chave


Monitor, química e monitoria.