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Monitoria de matemática II
Ana Laura Lopes Link, Gregori Roberto Sviderski Flach, André Luiz Bedendo

Última alteração: 03-10-2023

Resumo


A área matemática é um dos principais pilares para os mais diversos ramos da engenharia, sendo estudada durante toda formação acadêmica dos estudantes. Durante o período da graduação é notável a dificuldade de muitos discentes nos cálculos matemáticos. Esse problema muitas vezes é oriundo de uma defasagem no conhecimento de conteúdos elementares de matemática da formação básica, o que impacta diretamente na interpretação e resolução de problemas de cálculos matemáticos no nível superior. Com base nisso, o programa de monitoria na área de matemática oportuniza auxiliar os discentes que apresentam dúvidas e dificuldades em conteúdos que eventualmente não são compreendidos durante as aulas regulares, visando aperfeiçoar o conhecimento e melhorar os índices de aproveitamento dos discentes nos componentes curriculares. A metodologia de trabalho consiste em realizar atendimentos individuais, ou em grupos, com o intuito de solucionar os principais questionamentos apresentados pelos discentes, assim como, auxiliá-los na resolução das listas de exercícios. Nesse sentido, são utilizadas técnicas e métodos específicos para solucionar os problemas apresentados e, concomitante com as resoluções de cálculos analíticos, utiliza-se aplicativos computacionais para facilitar o entendimento dos conteúdos. A atividade de monitoria é ministrada por dois monitores da área da engenharia que cumprem horários, sendo frequentemente avaliados nos quesitos de responsabilidade, assiduidade, pontualidade e eficiência nas tarefas realizadas. Os resultados da monitoria apresentam-se satisfatórios.  As dúvidas apresentadas pelos discentes, em sua grande maioria, foram esclarecidas pelos monitores. Destaca-se ainda, que os alunos que frequentam a monitoria, e mantêm um cronograma assíduo de estudos, obtiveram êxito nos componentes curriculares de Cálculo I, II e III. Portanto, o programa de monitoria de matemática é visto como uma oportunidade de aprimorar o processo de aprendizagem dos estudantes. Além disso, é uma forma de promover a integração entre aluno e professor, e oportunizar ao monitor a experiência pedagógica, despertando assim um possível interesse profissional na área acadêmica.

Palavras-chave


Monitoria; Matemática; Ensino; Cálculo; Atendimento.

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