Portal de Eventos do IFRS, 11º JEPEX e 5ª Mostra Cultural

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RESUMO DA MONITORIA DE HISTÓRIA
Elias de Siqueira

Última alteração: 17-01-2023

Resumo


Elias de Siqueira¹

Miguelângelo Corteze²


A monitoria de história, iniciada em maio de 2022 e com previsão de conclusão em dezembro deste ano, manteve o objetivo de auxiliar todos os estudantes do campus, numa tentativa de sanar as dúvidas, acompanhar o desenvolvimento e aprendizado dos colegas e demais alunos, ajudar nas atividades propostas da subárea, repassar as informações necessárias ao professor orientador e gerar, quando possível, indagações e conhecimentos acerca dos fatos históricos e de acontecimentos atuais a fim de causar um certo grau de interesse. O fascínio pela história proporcionou um aprofundamento de todos os temas trabalhados durante todo o período do ensino médio, não somente pela preparação com uma finalidade de atender os estudantes, mas também como uma oportunidade de participar ativamente das atividades realizadas e proporcionadas pelo campus. Os núcleos de estudo e os movimentos de cunho social sempre foram acompanhados dentro do possível, assim, haveria um certo auxílio com relação ao embasamento histórico e uma promoção estudantil das ciências humanas. Percebeu-se um maior fluxo de estudantes dos primeiros anos e segundo ano do ensino médio nos horários de atendimento. Foi elaborado o espaço de monitoria de forma que gerasse um ambiente confortável aos alunos, uma associação temática por meio de elementos de ambas monitorias de humanidades (geografia e história) que compartilham o espaço, e que isso resultasse em conversas não somente diretamente relacionadas com os conteúdos abordados em sala, o que se confirmou com o andamento dos atendimentos através da exposição de pensamentos críticos. Esse contato entre monitor e aluno, provou-se benéfico para ambas as partes, evidenciando as dificuldades do aluno e obrigando o monitor a abrir um leque de métodos de ensino e um processo de memorização. Nesse processo de monitoramento, foram ofertadas 8h semanais de atendimento, tendo até então um total de 186h. Deu-se de forma presencial, na sala da Web Rádio - IFRS, e remota, através de um link de acesso a uma sala online.


1 Monitor, estudante do 2º ano do Ensino Médio Integrado com Informática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim. Erechim, RS

2 Orientador, professor mestre em história, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim. Erechim, RS


Palavras-chave


História; Estudantes; Atendimento.

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