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Hábitos de estudo de estudantes do IFRS Campus Erechim: Uma visão amostral em outubro de 2022
Lucas Bonella, Adriana Troczinski Storti

Última alteração: 16-11-2022

Resumo


Estudar é um conceito amplo, que denota várias análises quanto à seu formato e eficácia e deve ser pensado por cada envolvido no processo educativo, seja docente ou discente, procurando cada vez aplicar metodologias eficazes conforme a complexidade do conteúdo e do objetivo a ser alcançado dentro do processo educativo. O estudante deve se auto avaliar como está sua dedicação e seus hábitos que complementam os estudos vistos em aula, e este é um dos objetivos desta pesquisa, que foi desenvolvida como prática da disciplina de Metodologia da Pesquisa, Curso de Tecnologia em Marketing, do IFRS Campus Erechim: conhecer como são e quais são os hábitos e especificidades dos estudos dos estudantes deste Campi. Foi desenvolvida por meio de questões construídas conjuntamente na disciplina, quando no momento da aprendizagem sobre instrumentos de coleta de dados, onde a entrevista estruturada foi escolhida para que estes estudantes buscassem amostra no Campi, de diferentes cursos e turnos, para participar como amostra no mês de outubro de 2022. Participaram alunos de cinco cursos de graduação/tecnologia e pós médio, onde foram alcançados 27 participantes, que mostraram que quanto ao tempo de estudos, somente 27% conseguem estudar diariamente em média uma hora por dia, 19,23% conseguem estudar 2 horas por semana e a grande maioria 53,77% tem menos disponibilidade de horário de estudo ou não conseguem estudar. Quanto aos métodos utilizados para estudo, a pesquisa mostrou que 70,4% dos alunos responderam que utilizam a releitura da matéria como método de estudo, 63% utiliza o próprio conteúdo disponibilizado pelos professores, 55,6% aprende com exercícios e 48,1% prefere os vídeos aula no youtube. Outras perguntas envolveram indagações sobre se estudam finais de semana, onde 3,7 aponta que nunca; 33% aprende mais ouvindo e isto é bem mais significativo do que lendo; 59,3% estuda no seu próprio quarto; e ainda outro dado significativo é que 29,6% dos alunos estudam até 1 hora fora do IFRS, 25,9% estuda de duas à três horas e 22,2% estuda de uma à duas horas. De acordo a amostra ainda, 33,3% raramente usa, 29,6% nunca utiliza a biblioteca, 9,6% às vezes usa.

Palavras-chave


Metodologia da pesquisa; Hábitos estudo; Estudantes

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