Portal de Eventos do IFRS, 11º JEPEX e 5ª Mostra Cultural

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GAMIFICAÇÃO DE PERSONALIDADES E IDEIAS FILOSÓFICAS DA GRÉCIA ANTIGA
Marcos Alexandre Milezarek, Eduardo Henrik Cervieri, Elias de Siqueira, Priscila Montepó Bampi, Vandresa Carla Tamagno, Miguelângelo Corteze

Última alteração: 17-01-2023

Resumo


O componente curricular de Projeto Integrador proporcionou o desenvolvimento deum trabalho que visa a criação de um jogo online sobre as ideias filosóficas dosfilósofos clássicos: Sócrates, Platão e Aristóteles, sendo deles, respectivamente, asideias/métodos selecionadas(os): Maiêutica, Mundo das Ideias e Mundo Sensível.Analisando a recente reforma do denominado Novo Ensino Médio, percebe-se ohistórico descaso brasileiro para com as ciências humanas, especialmente aFilosofia. Considerando essa e outras questões acerca da dispensação dessaciência da grade curricular, surge a necessidade de propagar, reforçar e incentivar ainclusão dos estudantes na área. Assim, o jogo servirá como instrumento de apoioaos docentes e discentes para que o ensino e aprendizado das teorias e conceitosfilosóficos sejam melhor difundidos entre os estudantes. Julga-se fundamental, juntoaos docentes do projeto e ao orientador, a formação de senso crítico, de umaintrodução ao mundo acadêmico, a pesquisa científica, a evolução dos métodos deensino, uma aproximação do aprendizado à realidade dos estudantes, e a utilizaçãode meios digitais para que esses pontos sejam, dentro do possível, alcançáveis.Para a elaboração do projeto, foram pesquisados: os conceitos que abrangem afilosofia clássica, os métodos de ensino que promovem a incorporação dastecnologias digitais, os benefícios da gamificação e a gestão de projetos desoftware. Tendo esse referencial como base, inicia-se o processo de modelagemorientada a objetos, os objetivos do jogo e o levantamento de requisitos, taisprocessos evidenciam a integração do projeto entre o curso técnico em informática eos demais componentes curriculares do ensino médio.

Palavras-chave


Filosofia; Jogo; Ensino; Gamificação

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