Portal de Eventos do IFRS, 11º JEPEX e 5ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Franquia O Boticário: funcionamento e diferenciais competitivos
Andressa de Lima Bisol, Roberta Uliana Flores, Denize Gryzbovski, Silvana Saionara Gollo

Última alteração: 17-01-2023

Resumo


Franquia é um modelo de gestão, através do qual se concede a um franqueado o direito de comercializar produtos ou serviços sob um formato operacional e mercadológico definido pelo franqueador. Nesta pesquisa têm-se a seguinte questão de pesquisa: Como é o funcionamento e quais são as obrigações, vantagens e desvantagens de uma empresa que atua em franquia? O estudo se justifica no campo teórico da administração, por reunir um conjunto de informações qualitativas do funcionamento de franquias como um tipo de rede de empresas. Também, se justifica no campo da formação do estudante de administração, por colocá-lo diante de situações práticas. O objetivo da pesquisa consiste em compreender o funcionamento e entender as obrigações, vantagens e desvantagens da franquia O Boticário de Erechim/RS. O procedimento técnico é um estudo de caso, numa abordagem qualitativa. A franquia em estudo é O Boticário, loja de Erechim/RS. Utilizou-se dados primários, coletados através de uma entrevista com a gerente da franquia em estudo e, também, dados secundários, obtidos no site da empresa e de notícias veiculadas na internet. A franquia O Boticário, foi fundada em 1977, com sede em Curitiba/PR, dedicando-se ao comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal. Em 16 de janeiro de 2013, a franquia O Boticário foi inaugurada em Erechim/RS. Os resultados preliminares apontam que na atuação em rede, através de franquia, o franqueador (O Boticário) transmite o conhecimento necessário e permite que o franqueado (O Boticário Erechim/RS) utilize sua marca, nome e publicidade e comercialize uma variedade de produtos e/ou serviços que são ofertados ao consumidor. O projeto está em andamento, por isso ainda não existem conclusões definitivas.


Palavras-chave


Franquia; Rede; O Boticário.

Texto completo: PDF