Última alteração: 09-11-2022
Resumo
O contexto pandêmico decorrente da COVID-19, no período 2020-2022, gerou incertezas noambiente de negócios e expôs as dificuldades gerenciais, em especial das micro e pequenasempresas. A situação-problema observada em parte das empresas de menor porte envolvemausência de controles de gestão e de digitalização dos processos, que impediram a rápidamigração das atividades presenciais para as virtuais, impostas pelo distanciamento socialnecessário para conter a propagação do vírus da COVID-19. Diante do exposto, questiona-se:como uma empresa industrial que atua no segmento de jeanswear pode se preparar paraenfrentar as contingências do ambiente de negócios? Neste sentido, o presente trabalho tevepor objetivo geral compreender as práticas e as dificuldades de gestão de uma empresaindustrial de pequeno porte neste contexto de incertezas e ambiguidades. E como objetivosespecíficos: (a) realizar o diagnóstico da empresa usando ferramentas de gestão; (b) propor umplano de ação visando minimizar as dificuldades encontradas e potencializar os aspectospositivos da empresa; (c) assessorar a empresa na implantação das melhorias propostas. Nouniverso de 13.900 empresas ativas em Erechim, das quais as individuais, micro e de pequenoporte representam 80% (PM Erechim, 2022), apresenta-se um caso atendido pelosextensionistas do projeto “Apoio a micro e pequenos empreendedores de Erechim”, no âmbitodo IFRS – Campus Erechim. As proposições a esta empresa envolvem às áreas deplanejamento estratégico, marketing, finanças e processos e operações. Dentre as ações járealizadas a partir do diagnóstico empresarial destacam-se a definição das diretrizesorganizacionais, elaboração de planilhas de controle financeiro, auxílio na precificação dosprodutos, estratégias de marketing e comunicação, planejamento e execução de sessão defotos e o mapeamento dos processos com elaboração de fluxogramas. As ações realizadas jápermitiram a identificação de gargalos operacionais bem relevantes, que oportunizaram aredução de custos por meio de uma precificação mais assertiva e da colaboração da bolsistaem ações que seriam onerosas. Orientações relacionadas ao comercial também já surtiramefeito. Oficinas de capacitação aos empreendedores também estão sendo ofertadas, sobreferramentas como Business Model Canvas, Google Meu Negócio, Canva e CapCut. Cabedestacar, ainda, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão uma vez que a ação deplanejamento e execução de fotos foi realizada vinculada a uma disciplina do curso de designde moda, integrando entre teoria e prática. Espera-se que ao final da assessoria a empresaesteja mais preparada para as adversidades.