Portal de Eventos do IFRS, 11º JEPEX e 5ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Retomando a Transformação do Laboratório de Física do IFRS Campus Erechim
Luís Henrique Brum

Última alteração: 17-01-2023

Resumo


A visualização das leis da física na prática é muito importante para a captação do conhecimento e motivação do aluno. E o laboratório de física é o lugar onde essa estratégia pode ser aplicada através de experimentos. Pensando nisso, iniciou-se a bolsa de ensino referente à retomada da transformação do laboratório de física. Os objetivos deste projeto são: preparar o referido laboratório para operar em sua total potencialidade, atendendo aos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Alimentos, Ensino Médio Integrado e projetos de extensão. Ainda, visa permitir ao bolsista desenvolver habilidades relacionadas ao ensino e à didática. Inicialmente, em conjunto com a orientadora, definiu-se quais experimentos seriam priorizados. Na sequência, foram realizados levantamentos dos materiais a serem descartados, consertados, repostos ou comprados, sempre buscando soluções alternativas com relação aos materiais defeituosos. Também foram elaborados roteiros de utilização e montagem para aqueles experimentos que ainda não o possuíam. Pensando em promover uma maior interação entre o bolsista e os discentes, optou-se pela participação do mesmo nas aulas práticas do componente curricular Física II, do curso de Engenharia de Alimentos. O bolsista ficou responsável por preparar o laboratório, o conteúdo e ministrar a aula, sempre com o acompanhamento e sob a supervisão da professora orientadora. Quanto aos resultados obtidos, houve sucesso na organização, verificação e construção de roteiros dos experimentos, sendo possível a realização de aulas práticas no laboratório de física para as turmas do Ensino Médio Integrado e Engenharias. Entretanto, devido à grande quantidade de experimentos a serem trabalhados, não será possível finalizar todos os testes, roteiros e gabaritos durante a vigência desta bolsa. Já os momentos de apresentação do bolsista em aula prática mostraram-se como uma experiência de grande proveito ao mesmo, que pôde ter contato direto com um ambiente de ensino na posição de docente, além de promover maior interação entre os estudantes e o conteúdo em pauta, através da realização de experimentos práticos. Assim, acredita-se que a transformação do laboratório de física teve impacto positivo a todos aqueles que poderiam usufruir de seu uso, bem como o bolsista foi capaz de desenvolver as habilidades desejadas.

Palavras-chave


laboratório, física, ensino, experimentos.

Texto completo: PDF