Portal de Eventos do IFRS, 11º JEPEX e 5ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
A Gestão estratégica como desafio principal de uma empresa de arquitetura
Vanusa Vieira da Silva, Silvana Saionara Gollo, Denise de Oliveira, Keila Cristina da Rosa

Última alteração: 09-11-2022

Resumo


O Brasil foi fortemente impactado pela pandemia de Covid-19, e mesmo após dois anos do seu início, o ramo empresarial como um todo ainda sofre suas consequências. Logo, este projeto de extensão teve como objetivo atender, apoiar e assessorar micro e pequenos empreendedores da cidade de Erechim -RS, em especial aqueles afetados pela pandemia, por meio de um processo de diagnóstico e orientação em diferentes áreas de gestão. As empresas atendidas foram selecionadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio de edital. Foram selecionadas quatro empresas, sendo que três permanecem em atendimento. Este resumo apresenta o case de uma destas empresas, uma empresa de arquitetura. A metodologia adotada é fruto da experiência num projeto anterior, vinculado ao Programa Nacional IF Mais Empreendedor 2021, e envolve três etapas principais: diagnóstico, priorização e planos de ação. A etapa de diagnóstico aconteceu por meio de pesquisas iniciais, com dados secundários, e reuniões de briefing com os empreendedores. Esta etapa possibilitou compreender o histórico da empresa, sua forma de atuação, aspectos positivos e negativos e suas maiores demandas e dificuldades. A etapa de priorização elencou as áreas e ações mais relevantes considerando a realidade da empresa. Os resultados destas duas etapas foram apesentados e validados com os empreendedores. A etapa de plano de ação está em andamento, e envolve a execução das ações planejadas, visando a melhoria dos processos e resultados da organização. As principais demandas identificadas estão relacionadas às áreas de gestão estratégica e marketing. Dentre as ações priorizadas estão a definição de diretrizes e de público-alvo, construção de mapa estratégico, estratégias de relacionamento com o cliente e de comunicação. Além das ações individualizadas, o projeto também oportunizará oficinas aos empreendedores, dentre as quais: Canvas business model, Google meu negócio, Introdução ao canva; Criação de vídeos para mídias sociais usando o aplicativo CapCut. Os relatos iniciais da empresa reafirmam a relevância do projeto e a contribuição que ele proporciona. Percebe-se que o simples fato de o empreendedor refletir sobre suas dificuldades e potencialidades já faz com que ele busque implementar mudanças que, mesmo pequenas, contribuem para a melhoria dos resultados empresariais.


Palavras-chave


Gestão estratégica; Assessoria; Pandemia

Texto completo: PDF