Portal de Eventos do IFRS, 11º JEPEX e 5ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Geografia
Gabriel Luís Bevilacqua, Maria Leidiana Mendes de Oliveira

Última alteração: 17-01-2023

Resumo


O objetivo deste trabalho é discutir a monitoria como uma forma de apoio pedagógico ofertada por um discente para todos os demais alunos que tenham interesse em aprofundar conhecimentos bem como sanar dúvidas relacionadas aos conteúdos ministrados em sala de aula. Pretende-se com este resumo descrever a experiência prática de monitoria realizada na disciplina de Geografia do Ensino Médio Técnico do IFRS - Campus Erechim, que teve início em maio de 2022 com previsão de conclusão em dezembro do mesmo ano. Com carga horária semanal de 8 horas, a principal atividade realizada pelo monitor foram os assessoramentos, essa atividade ocorre por meio de atendimentos individuais e coletivos presenciais e em formato remoto, sendo que, quando presenciais os mesmos são ministrados na sala da Web Rádio, proporcionados aos estudantes um momento de troca de conhecimento que vão além de eventuais dúvidas sobre os conteúdos abordados em sala pela docente. Percebeu-se que a monitoria proporcionou aos discentes, contribuição na construção do saber científico em pesquisa, possibilitando perspectivas futuras, melhorando o rendimento de muitos alunos, percebemos que  maior taxa de presença de estudantes abrangem o segundo e os primeiros anos do ensino médio integrado do campus. Percebe-se do ponto de vista do monitor, que os atendimentos contribuíram para uma melhor compreensão da forma como explicar/apresentar o conteúdo e conseguir sanar da melhor maneira as dúvidas dos estudantes, bem como o desenvolvimento do monitor em outras disciplina e no desenvolvimento de habilidades pessoais do mesmo, isso se deve, sobretudo,  devido a interação com outros alunos, bem como a estruturação de um diálogo produtivo e informativo entre ambos, a atividade ajudou também a melhorar aspectos sociocomunicativos, outro aspecto visto com os atendimentos é que a monitoria serve como espaço de formulação e discussão de variados temas, a monitoria de geografia é ministrada em um espaço compartilhado com a monitoria de história, transformando esse espaço em um ambiente muito produtivo e, visto que as conversas e discussões entre os monitores e com os discentes por eles atendidos, tem contribuído para o desenvolvimento do pensar crítico, aprendizado e elaboração de fundações mais estruturadas no sentido argumentativo do monitor.


Palavras-chave


Monitoria; Geografia; Alunos; Conhecimento crítico

Texto completo: PDF