Portal de Eventos do IFRS, 11º JEPEX e 5ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Monitoria em Administração: uma experiência de cooperação e aprendizagem
Elisandra Tatiane Alves Ferreira

Última alteração: 17-01-2023

Resumo


FERREIRA, Elisandra Tatiane Alves Ferreira

GOLLO, Silvana Saionara

A monitoria na área de Administração é entendida como uma modalidade de transferência de conhecimento que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e do aprendizado dos estudantes que apresentam dificuldades em conteúdos curriculares, bem como prestar suporte ao corpo docente no desenvolvimento das práticas pedagógicas e na produção de material de apoio que aprimorem o processo de ensino-aprendizagem. A monitoria é um método de estudo de fundamental importância para o monitor, estudantes e professores, na medida em que oportuniza a participação dos estudantes em situações que o conduzam à formação integral, possibilita a troca de conhecimentos, a cooperação e a integração e estimula a capacidade de liderança, organização e responsabilidade dos atores envolvidos. Além disso, o estudante monitor é submetido à maior absorção dostemas ensinado em sala de aula, já que há a revisão dos conteúdos e a busca de novas informações parasanar possíveis dúvidas; para o discente participante da monitoria há flexibilidade de horários de atendimento e possibilidade de reforçar conteúdos abordados em sala de aula. A monitoria de Administração foi realizada desegunda à quarta-feira, contemplando 12 (doze) horassemanais. A monitora ficou à disposição durante o horário designado de forma presencial, além de atender dúvidas via WhatsApp e por e-mail. Durante a monitoria foi possível dar suporte acadêmico e atendimento aos estudantes, fundamentalmente nas disciplinas ofertadasno Curso de Administração do IFRS – Campus Erechim,no 1º e 2º semestres de 2022. Especialmente no primeiro semestre, a monitoria auxiliou na integração dos estudantes que ingressaram no processo seletivo complementar e na recuperação de conteúdos que já haviam sido repassados. Uma das principais funções da monitoria nesse período foi prestar auxílio aos professores na intermediação entre docentes e discentes, para que houvesse comunicação e estímulo aos estudantes para participarem das aulas de recuperação. Além do atendimento em horários especiais, a monitora participou em atividade de preparação de material de apoio e acompanhamento de grupos de trabalho em sala de aula, sob a orientação de cada professor. Considerando o exposto, ao participar da monitoria tive a oportunidade de vivenciar uma experiência teórico-prática gratificante, pois pude contribuir para a troca de conhecimentos e propiciar a interação entre os estudantes da área de Administração.

Palavras-chave: Administação; Monitoria; Aprendizagem

Modalidade: Ensino


Palavras-chave


Administração; Monitoria; Aprendizagem

Texto completo: PDF