Portal de Eventos do IFRS, 11º JEPEX e 5ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de estratégias para estudantes com TDAH
Kamyle Saccomori, Pâmela Iara Granosik, Eduardo Saccomori, Denise Olkoski

Última alteração: 17-01-2023

Resumo



TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é um distúrbio neurobiológico reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que pode ser observado desde a infância e a adolescência, principalmente em idade escolar e se estende por toda vida. Entre os sintomas de uma pessoa com TDAH podemos salientar: hiperfoco ou falta de foco e atenção; dificuldades de seguir rotina; dificuldade de planejar atividades e procrastinação. Algumas possibilidades de minimizar os impactos no dia-a-dia do estudante com esse distúrbio é utilizar o hiperfoco a seu favor e incentivar a organização das atividades e seus planejamentos. Dessa forma, considerando o número crescente de estudantes que apresentam TDAH na instituição, optou-se por desenvolver uma ferramenta de planejamento voltada para esse público. Para o desenvolvimento do material foram consideradas, desde as cores utilizadas, até o modelo de distribuição das informações. Foram evitadas cores fortes e também vermelho e amarelo, cores que desviam a atenção. A distribuição das informações permite que o estudante visualize todas as atividades do mês, facilitando o planejamento. O material inclui espaços para os horários escolares, atendimentos do NAPNE, monitorias e atendimento dos professores. Com relação ao hiperfoco, foi realizado um levantamento entre os estudantes com TDAH onde se observou  hiperfoco em desenho, cálculos e jogos virtuais. A partir de então esses temas foram incorporados nos atendimentos realizados pelo NAPNE. Embora os resultados tenham sido positivos, é importante ressaltar que o estudante precisa dedicar um tempo para outras atividades não relacionadas ao hiperfoco, pois nem sempre é possível estabelecer uma relação entre o hiperfoco e os componentes curriculares. A partir dessas iniciativas espera-se contribuir para que os estudantes com esse diagnóstico sejam acolhidos e incluídos na Instituição de Ensino.



Palavras-chave


Hiperfoco; planejamento; TDAH

Texto completo: PDF