Portal de Eventos do IFRS, 11º JEPEX e 5ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Projeto Integrador voltada ao Ensino Médio Integrado
Luísa Correia, Denise Olkoski

Última alteração: 17-01-2023

Resumo


Durante o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio os estudantes desenvolvem 3 componentes curriculares de Projeto Integrador. Eles são uma novidade aos estudantes que ingressam na instituição, já que muitas vezes não viram nada relacionado a pesquisa científica durante o ensino fundamental. Por isso, visando facilitar a entrada desses estudantes no ramo da pesquisa acadêmica e desenvolvimento de projetos, foi vista a necessidade de uma monitoria que pudesse auxiliar nas dúvidas mais frequentes. Dessa forma, a monitoria auxilia na pesquisa científica pela internet e na formatação dos trabalhos seguindo a norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas),  assim como nas partes de desenvolvimento de software com modelagem de diagramas e levantamento de requisitos.  Inicialmente foram feitas reuniões com a orientadora para decidir a divisão da carga horária, sendo 6 horas semanais de forma presencial em laboratório de informática e 2 horas semanais dedicadas a atendimentos online pela plataforma Google Meet. Os horários, links e contatos da monitoria foram divulgados nos grupos de Whatsapp de cada turma e também presencialmente aos estudantes no campus. Neste ano, em Projeto Integrador I estão sendo desenvolvidos 7 projetos nas áreas de Educação Física, História, Artes e Sociologia; em Projeto Integrador II, estão sendo desenvolvidos 5 projetos nas áreas de Biologia, Artes, Filosofia, Educação Física e Matemática; no terceiro anos, os estudantes estão desenvolvendo 5 projetos nas áreas de Biologia, Literatura, Física, Geografia e Sociologia sempre integrando com as disciplinas técnicas. Durante os atendimentos houve pouca procura, os alunos pareciam ir pesquisar por si mesmos quando aparecia alguma dúvida, no entanto a monitoria se tornou eficiente ao deixar o laboratório aberto para que os discentes pudessem realizar as pesquisas e outras atividades de aula. Mas quanto à busca de ajuda, poucos foram, tanto de forma online quanto presencial. A monitoria foi muito importante para mim como estudante, dando oportunidade  de auxiliar os outros e me familiarizar com a pesquisa científica e o desenvolvimento de software, conhecimentos que serão muito importantes para meu futuro profissional. Além disso, é possível que a pouca demanda se deva aos poucos horários disponíveis por parte dos estudantes, assim como sobreposição com as ofertas das demais monitorias. Acredito que seria mais eficiente uma oferta futura se não houvesse essa sobreposição, principalmente com  outras monitorias da área de informática que também disponibilizam os laboratórios.



Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Informática; Projetos

Texto completo: PDF