Portal de Eventos do IFRS, 11º JEPEX e 5ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Desafios na gestão de pequenos negócios no contexto da pandemia: o caso da barbearia
Paola Dall' Pizzol, Arnaldo Moscato dos Santos, Marcos Antônio Cezne, Keila Cristina da Rosa

Última alteração: 21-11-2022

Resumo


A pandemia de Covid-19 afetou grande parte das atividades econômicas. Muitas empresasencerraram suas atividades nesse período, outras tiveram que rever sua forma de atuação,inovar, adaptar-se às novas circunstâncias. Por outro lado, esse contexto também favoreceu oempreendedorismo por necessidade que, segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitorde 2021, teve taxa de 37,5% em 2019 elevada para 50,4% em 2020. O mesmo relatório apontaque 80% destas novas iniciativas estão voltadas ao comércio e serviços (GEM, 2021). Oproblema é que parte destes empreendedores inicia suas atividades sem planejamento, e porvezes, sem a devida capacitação. Neste sentido, a problemática que orientou este trabalho foi:Quais os desafios envolvidos na gestão de uma pequena empresa que surgiu nesse contextode empreendedorismo por necessidade, em meio à pandemia? O objetivo geral foi identificarestes desafios e assessorar o empreendimento, por meio de um processo de diagnóstico eorientação em suas principais demandas. Quanto a metodologia, trata-se de um relato deexperiência, caracterizado como estudo de caso único, sobre o atendimento realizado a umabarbearia que iniciou suas atividades no início de 2021, em meio a pandemia. O caso foiselecionado entre os atendidos pelos extensionistas no âmbito do projeto “Apoio a micro epequenos empreendedores de Erechim – RS”. O atendimento foi iniciado em julho de 2022,com o apoio de ferramentas de gestão tais como uma planilha de diagnóstico, Canvas eSWOT. O diagnóstico e o plano de ação proposto a partir dele foram apresentados aoempreendedor no mês de outubro. Os principais desafios desta empresa estão relacionados afalta de rotinas administrativas e de ferramentas que possibilitem um melhor controle financeiro,de clientes e de processos. Também foram identificadas oportunidades de melhoria em relaçãoa captação e fidelização de clientes e quanto as estratégias de divulgação da empresa. Oempreendedor está sendo assessorado em suas demandas pontuais, e está sendo capacitado,por meio de oficinas, quanto ao uso de outras ferramentas que podem ser úteis, tais comoBusiness model canvas, Google meu negócio, Canva e CapCut. Algumas das ações sugeridasjá foram colocadas em prática e resultaram numa melhor organização da empresa, evitandoerros e colaborando para o melhor gerenciamento do negócio.


Palavras-chave


Gestão de empresas; Assessoria; Empreendedorismo

Texto completo: PDF