Portal de Eventos do IFRS, 11º JEPEX e 5ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Monitoria da disciplina de Física para discentes dos Cursos Técnicos Integrado a Mecatrônica e Informática. do IFRS Campus Erechim
Bruno Antônio Amarante, Leonardo de Sousa Silva

Última alteração: 18-12-2022

Resumo


A monitoria é um método que pode ser utilizado de diferentes formas que tenham por objetivo a orientação e iniciação à atividades e ações específicas relacionadas à disciplina. Uma de suas aplicações pode ser dentro do processo pedagógico aplicado em instituições educacionais, as quais existem alta tendência de desistência dos discentes frente aos desafios encontrados. Ademais, esta realidade de abandono dos alunos é um cenário típico encontrado em muitos cursos de exatas das instituições de ensino. Nesse sentido, este projeto de monitoria propõem que os alunos ingressantes nos cursos médios integrados a Informática e Mecatrônica sejam acompanhados de perto pelo docente da disciplina de Física Básica com a ajuda de um bolsista acadêmico de cursos superiores do IFRS Campus Erechim. A implementação do projeto objetiva-se  ajudar a melhorar o desempenho escolar dos alunos. Esse projeto, além de proporcionar a consolidação de um trabalho sério e comprometido com uma educação de qualidade, permite desenvolver uma visão globalizada do discente, tendo como objetivo principal, qualificar o atendimento do aluno ingressante oferecendo instrumentos para a sua inserção no instituto de forma ampla e completa que possibilite melhores condições para permanência e conclusão do curso. Para atingir tal objetivo, o monitor auxiliou os alunos na resolução de listas disponibilizadas pelo docente no SIGAA, revisando o conteúdo visto em sala de aula e complementando com mais atividades do livro, caso necessário. A monitoria está sendo realizada em dias e horários que os discentes do ensino médio integrado possam comparecer e sanar suas dúvidas com o monitor. Contudo, até o presente momento, como resultado, os alunos que comparecem na monitoria têm apresentado uma melhoria significativa nas provas e trabalhos na disciplina. Ademais, a monitoria mostrou que estudos orientados são necessários e benéficos para a formação do aluno, auxiliando em uma melhor compreensão das aulas e assim ajudando a diminuir a evasão do aluno, além de proporcionar conhecimentos de decência ao monitor, compreendendo assuntos da disciplina de uma maneira diferenciada.

Palavras-chave


Monitoria, física, aprendizagem, ensino.

Texto completo: PDF