Última alteração: 18-12-2022
Resumo
TERRA, Tainá Stempkowski¹
SERRANO, Rosiane²
Sabe-se que a tecnologia vem sendo aliada para que as indústrias se destaquem no mercado e com o setor têxtil e de vestuário não seria diferente. As indústrias do setor têxtil e de vestuário procuram por inovações tecnológicas para sanar suas demandas, tais como otimizar os setores de desenvolvimento de produto, modelagem, encaixe e corte de peças. Tendo em vista isso, os cursos da área de Moda e Vestuário do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Erechim oferecem cursos de formação técnica e superior, além de Formação Inicial e Continuada para atender a este mercado. Ademais, como uma possibilidade de ampliação de conhecimento e desenvolvimento de habilidades complementam o aprendizado com a oferta de monitoria acadêmica. Assim, a monitoria possibilita os estudantes a terem acessos ampliado a Softwares como Audaces Vestuário - Moldes e Encaixe e IDEA - desenhos técnicos. O monitor tem como principal objetivo o auxílio no desenvolvimento das tarefas das aulas e sanar as possíveis dúvidas que possam surgir no andamento das atividades propostas extra-classe. A metodologia do trabalho é feita por atendimentos nos laboratórios de Informática do Instituto Federal - Campus Erechim, os atendimentos são realizados em grupos ou de modo individual. O monitor também fica disponível para auxiliar professores em cursos e projetos. Contudo, destaca-se que devido ao período pandêmico e a redução no número de discentes matriculados nos cursos do IFRS, em específico na área da Moda e vestuário, a procura está aquém do esperado Porém, a monitoria segue tendo um destaque positivo para o monitorando e monitor, pois os alunos conseguem sanar suas dúvidas e o monitor amplifica seus conhecimentos sobre a área em questão por estar em com o Software Audaces. O monitor mantém um constante aperfeiçoamento que agrega a troca com os demais alunos, aprendendo e buscando cada vez mais melhores formas de adquirir e trocar conhecimento.
Palavras Chaves: Monitoria; Modelagem Digital; Conhecimento.
Modalidade: Ensino