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Monitoria de Matemática: traduzindo a superestimada complexidade dos números
João Fernando Scezny, Valeria Lessa

Última alteração: 18-12-2022

Resumo


Esta monitoria de ensino empenhou-se em proporcionar uma segunda opção na forma de aprender Matemática no ambiente do IFRS Campus Erechim, enfatizando a compreensão e interpretação dos conteúdos e problemas matemáticos antes da sua resolução; o seu principal papel é identificar o raciocínio dos estudantes que sentem-se mais confortáveis em intervir com questionamentos nas explicações de outros estudantes, diminuindo a ocorrência de erros corriqueiros. Os atendimentos acontecem em formato híbrido (presenciais e remotos), permitindo ao estudante selecionar o ambiente que preferir; o objetivo é diminuir os seus medos relacionados aos cálculos ao estruturá-los passo a passo, e dar a eles outra alternativa à formalidade do professor para as suas dúvidas. A monitoria de Matemática teve início no mês de junho, ofertando 168 horas de atendimento durante o seu período de início até a data atual, totalizando 34 horas com presença efetiva de aproximadamente 29 estudantes, que abrangem o segundo e os primeiros anos do ensino médio integrado do campus. Os principais registros dos atendimentos envolvem conversas e explicações sobre questões de diversos conteúdos, assim como a retomada de conceitos importantes dos anos anteriores; trabalhar as questões através de diálogos que visam ressaltar o porquê dos conceitos e a origem dos cálculos é uma metodologia que torna a Matemática mais didática tanto no seu entendimento, quanto na elaboração. Para finalizar, o projeto de ensino desenvolveu também algumas capacidades pessoais do monitor, como conseguir identificar com maior facilidade o fator que está causando desentendimento e se comunicar de forma adaptativa ao raciocínio do estudante, além de solidificar o próprio conhecimento matemático.

Palavras-chave


Palavras-chave: Matemática; Aprendizagem; Resolução.

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