Última alteração: 18-12-2022
Resumo
O processo de aprendizagem é complexo e composto por diferentes etapas, sendo uma das principais o esclarecimento de questões pendentes quanto ao conteúdo apresentado. Desse modo, entende-se que a monitoria de Matemática no IFRS - Campus Erechim se trata de uma possibilidade muito importante para que os alunos procurem ajuda aos monitores, tanto na instrução, quanto em atividades específicas da matéria, em horários além das aulas, sejam eles de modo presencial ou remoto. O objetivo principal da monitoria de Matemática é trazer a oportunidade aos estudantes que tirem suas dúvidas e revisem matérias necessárias no componente curricular de Matemática de uma maneira além do contato com o professor, que muitas vezes pode parecer excessivamente formal ou intimidador. Isso se dá por meio dos atendimentos, que iniciaram-se no mês de junho e têm um foco nos alunos do ensino médio integrado do primeiro ao terceiro ano. São oito horas semanais de atendimento ofertadas, sendo quatro de forma presencial e quatro de forma remota. A forma remota se trata de uma sala virtual por meio do Google Meet, na qual os estudantes podem escolher entrar; também é possível apenas o questionamento de dúvidas por meio de outras formas de contato, como mensagens no Whatsapp (que é a forma mais comum de contato entre os alunos e monitores, considerando sua praticidade). O atendimento presencial geralmente se trata de diálogos referentes às dúvidas; explicações e revisões sobre os conteúdos estudados; realização de exercícios e a retomada de assuntos estudados em anos anteriores, se necessários para o entendimento de um conteúdo atual ou apenas como forma de estudo. Ao total, cerca de quinze alunos foram atendidos uma ou mais vezes, com mais frequência dos alunos do primeiro e terceiro ano. Conclui-se assim que a monitoria em si não apenas trouxe benefícios para os estudantes auxiliados - como a mitigação de dúvidas e obtenção de explicações com uma visão diferenciada do conteúdo -, mas também para a monitora, como a chance de revisar conteúdos dos anos anteriores - tanto do ensino médio, quanto do fundamental - para que fossem explicados, além do desenvolvimento de uma habilidade de entender as dificuldades dos próximos em conteúdos específicos, o que acarretou em um melhoramento da empatia. Além disso, foi essencial para o desenvolvimento da comunicação e raciocínio lógico.