Portal de Eventos do IFRS, 11º JEPEX e 5ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Matemática
Jonatas Prado de Jesus

Última alteração: 18-12-2022

Resumo


O conhecimento matemático é fundamental para estudantes e futuros profissionais das áreas de engenharias, tanto em nível técnico quanto superior. No período de formação, é notável que muitos alunos apresentam dificuldades para acompanhar o ensino das disciplinas que envolvem cálculos matemáticos. Essa defasagem se mostra especialmente, no domínio de conhecimentos matemáticos básicos oriundos da formação básica, até o desenvolvimento de cálculo algébrico em conteúdos específicos da área de formação. Neste sentido, o Programa de Monitoria Acadêmica de Matemática visa oportunizar em paralelo às atividades de ensino regulares, o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades técnicas como o cálculo analítico, e a compreensão dos conceitos matemáticos básicos e avançados, tanto no aspecto teórico e prático visando à melhoria do processo Ensino-Aprendizagem. A metodologia de trabalho consiste no atendimento individual ou em grupos, possibilitando solucionar as principais dúvidas e questionamentos propostos pelos alunos, bem como o auxílio na resolução de listas de exercícios. Com base nos resultados parciais, percebe-se a grande procura pelo atendimento da monitoria de Matemática pelos alunos dos cursos de engenharia mecânica, engenharia de alimentos, técnico em mecânica e técnico em alimentos do IFRS campus Erechim. A utilização do ambiente da monitoria de Matemática mostra-se extremamente satisfatória, visto que muitos dos alunos que a demandam apresentam dificuldades de cálculos matemáticos elementares, os quais em grande parte são sanados pela orientação e auxílio do monitor. Além disso, conteúdos mais complexos presentes nas disciplinas de Cálculo II e III dos cursos de engenharias, são frequentemente requisitados pelos estudantes. Percebe-se que estes alunos que procuraram as orientações do monitor, e mantêm responsabilidade com suas obrigações acadêmicas, conseguem atingir resultados de aproveitamento satisfatório nessas disciplinas. Assim, acredita-se que os alunos que buscam por atendimento são auxiliados de forma satisfatória, bem como o monitor é capaz de aprimorar seus conhecimentos e consequentemente desenvolver habilidades de ensino.


Palavras-chave


monitoria, cálculo, matemática, ensino.

Texto completo: PDF