Portal de Eventos do IFRS, 11º JEPEX e 5ª Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Realização de atividades práticas de processamento de alimentos, com a participação de estudantes matriculados nos cursos Técnico de Alimentos e Engenharia de Alimentos do IFRS/Campus Erechim.
Yelimar Gabriela Hernandez, Jorge Augusto Picolli, Jorge Augusto Picolli, Monalise Marcante Meregalli, Monalise Marcante Meregalli, Fernanda Elisa De Oliveira Venturini, Fernanda Elisa De Oliveira Venturini, Valeria Borszcz, Valeria Borszcz

Última alteração: 17-01-2023

Resumo


Atividades de elaboração de alimentos artesanais e industriais são importantes para complementar a formação acadêmica de estudantes matriculados nos cursos Técnico em Alimentos e Engenharia de Alimentos do IFRS-Campus Erechim, e contribuem para desenvolvimento da relação teoria-prática. Com a suspensão das atividades presenciais nos períodos letivos de 2020 e 2021/1, aulas práticas não puderam ser ministradas nos componentes curriculares de Tecnologia de Alimentos, tais como Tecnologia de Panificação e Massas, Tecnologia de Frutas e Vegetais e Tecnologia de Produtos Açucarados. Para tanto, o objetivo deste trabalho foi ofertar atividades práticas e visitas técnicas aos estudantes da área de Alimentos. Realizaram-se técnicas de processamento de pães, bala dura e mastigável, bala de goma, marshmallow, compota de abacaxi, geleia de morango, massas alimentícias, pão de queijo, bolos, biscoitos e trufas. Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar duas empresas da cidade de Erechim/RS e conhecer o processo de fabricação de massas alimentícias como macarrão, pastel e agnolini (Empresa João das Massas) e produção de farinha de milho, arroz e sal temperado (Empresa Moinho Brzostek). Participaram dos encontros cerca de quatorze estudantes. Os processos práticos foram realizados nas Usinas Pilotos de Panificação e de Frutas e Vegetais e ministradas por profissionais habilitados, seguindo as normas de Boas Práticas de Fabricação e prevenção a saúde do manipulador. Este projeto teve a finalidade de apresentar como estratégia principal a promoção da melhoria e qualidade do ensino técnico e superior e estimular a confecção de seus próprios alimentos, aproximando assim, o conteúdo teórico com a prática profissional do mundo do trabalho.



Palavras-chave


Alimentos; Oficinas; Ensino.

Texto completo: PDF