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Monitoria de Química e a experiência de ensino-aprendizagem
Gabriela Portela Sperotto, Andressa Sausen de Freitas

Última alteração: 17-01-2023

Resumo



É habitual que através do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula ocorram, por parte dos estudantes, certas dúvidas e dificuldades, as quais podem não ser prontamente sanadas pelo professor. Dessa maneira, a monitoria é desempenhada com o objetivo de auxiliar os discentes neste quesito, visto que proporciona maior interação entre os mesmos e um local acessível para a troca de experiências. São 8 horas semanais de atendimento, divididas entre segunda e quinta-feira - com base em um cronograma estabelecido, enviado via WhatsApp para os estudantes - onde o monitor fica disponível tanto presencial quanto remotamente para esclarecer possíveis dúvidas. O modo remoto, que teve sua popularidade durante o período da pandemia do Covid-19, funciona com uma sala virtual no Google Meet disposta somente a essa atividade, havendo inclusive, a flexibilidade de alterar os horários durante a semana, caso algum aluno não consiga estar presente nos momentos propostos. Esse espaço é extremamente positivo para o desempenho de ambas as partes, tanto para os docentes, os quais terão uma sobrecarga menor devido a atuação do monitor como ajudante, quanto para os discentes. Cabe ressaltar, também, os benefícios desta atividade acadêmica para o monitor, o qual precisa estudar e revisar constantemente a matéria e, assim, é submetido à maior absorção do conteúdo, ampliando os conhecimentos e desenvolvendo habilidades para a atuação profissional futura. Isto posto, a experiência como monitora da disciplina de Química I, II e III no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Erechim-RS tem proporcionado mais autonomia aos estudos e aprimorado a comunicação e a sociabilidade entre a comunidade acadêmica. Por fim, esta atividade agregou significativamente a todos os âmbitos da instituição.


Palavras-chave


química, monitoria, discente

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