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Projeto de extensão para a promoção de inclusão na sociedade: aprender para melhor conviver
Última alteração: 03-11-2022
Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar as ações desenvolvidas ao longo do segundo semestre de 2022 pelo projeto de extensão Mediações e diálogos sobre processos educativos e inclusão II, proposto pelo NAPNE – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do campus Erechim, e coordenado pela intérprete de LIBRAS Silvia Salete Remos, com o auxílio da bolsista Roberta Regina Giotti. O projeto tem como principal objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência e necessidades educacionais específicas, proporcionando a troca de saberes entre a comunidade externa e acadêmica, além de colaborar com as instituições locais que atendem deficientes. Sendo assim, foram organizados diálogos presenciais e online, entre discentes, servidores e docentes, além da comunidade externa, ministrados por palestrantes, tratando de assuntos relacionados à inclusão e acessibilidade, possibilitando a ampliação do conhecimento na área e promovendo a inclusão. Com isso, foi possível observar o interesse das pessoas pelos temas e a contribuição para o conhecimento das mesmas, de forma que elas passem a observar e praticar ações no dia a dia e relacioná-las com os temas abordados no projeto de extensão, criando, também, uma melhor convivência em sociedade. O papel da bolsista ao longo desse processo foi: organizar banners de divulgação, que foram divulgados tanto no perfil do Instagram do projeto, quanto nos blocos e salas de aula do campus; montar planilhas para registrar os participantes nas ações desenvolvidas, com os dados necessários para certificação; criar a identidade visual do projeto; criar um perfil no Instagram para divulgação dos eventos; criar textos informativos relacionados à inclusão e acessibilidade para divulgar nesse perfil; e auxiliar na organização dos eventos . Por fim, é importante ressaltar que o projeto colaborou com o aprendizado da comunidade acadêmica e externa ao campus a partir da realização dos eventos e das publicações nas redes sociais, tornando a inclusão cada vez mais presente tanto dentro quanto fora dos ambientes de ensino. Para a bolsista, foi um crescimento na vida pessoal e acadêmica, ampliando seus horizontes de conhecimento e atuação. Tendo em vista que foi possível apropriar-se dos temas vivenciados nas atividades propostas no projeto, como as palestras: “Conversando sobre o TDAH e seus desafios”, “Entendendo o suícidio: conhecer para melhor prevenir”, “Práticas anticapacitistas na Educação” e “Vivências em Musicoterapia e sua relação com o ser humano”.
Palavras-chave
Inclusão, extensão, conhecimento, deficiência
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