Portal de Eventos do IFRS, 10º JEPEX e 4° Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Monitoria de física para o ensino médio integrado durante o ensino remoto
Maria Helena Fava Bogies, Kelly de Carvalho Teixeira

Última alteração: 04-03-2022

Resumo


A física é um componente curricular obrigatório aos alunos que cursam o ensino médio, sendo, portanto, indispensável seu entendimento para a aprovação na educação básica. Muitas vezes, os estudantes que chegam ao ensino médio não possuem os conhecimentos de matemática básica e ciências necessários para acompanhar os conteúdos. Durante as atividades pedagógicas não presenciais, física foi o componente curricular que apresentou o maior número de não aproveitamentos entre os estudantes do ensino médio integrado. Com o intuito de combater este problema, foi ofertada, de modo remoto, a monitoria de física para os alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Entre os objetivos desta oferta estão: auxiliar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, na compreensão de conteúdos teóricos e na realização de exercícios. Além disso, a prática da monitoria permite que o bolsista desenvolva habilidades relacionadas a ensino e didática, ao uso de tecnologias de ensino e aprendizagem remotas, autonomia, desenvoltura e boa capacidade de comunicação. Para que a monitoria seja realizada com êxito, preparação é imprescindível. O acompanhamento do conteúdo trabalhado pela professora foi feito através da inserção do monitor na plataforma Moodle, leitura do material teórico disponibilizado e resolução das listas de exercícios. Definiu-se a carga horária semanal do bolsista da seguinte forma: três horas de preparação, uma hora de reunião com a professora para adequação de estratégias e troca de informações, e quatro horas de atendimento aos alunos, realizado através plataforma Google Meet. Apesar da dificuldade que muitos demonstram em relação à física, a procura pela monitoria foi baixa, sendo apenas dois os estudantes que compareceram ao atendimento nos dois primeiros trimestres. Ainda assim, a experiência de ser monitor propiciou ao bolsista o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao meio digital e à comunicação, além de aprofundamento nos conteúdos da física.


Palavras-chave


monitoria; física; ensino remoto; ensino médio

Texto completo: PDF