Portal de Eventos do IFRS, 10º JEPEX e 4° Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Monitoria de física aplicada na modalidade de ensino remoto
Luís Henrique Brum, Kelly de Carvalho Teixeira

Última alteração: 04-03-2022

Resumo


O conhecimento das leis da natureza é fundamental para qualquer engenheiro. E são as disciplinas de física as responsáveis por conceituar diversas dessas leis. Pensando nisso, ofertou-se a monitoria de física, na forma remota, para os alunos dos cursos de engenharia mecânica e engenharia de alimentos do IFRS campus Erechim. Foram atendidos estudantes matriculados em física I, II e III, do primeiro ao quarto semestres. Os objetivos desta oferta são: auxiliar os discentes, virtualmente, no processo de aprendizagem, através da compreensão de conceitos e resolução de exercícios. Ainda, visa permitir ao bolsista desenvolver habilidades relacionadas ao ensino e à didática. Assim, em conjunto com a orientadora, os horários de atendimento foram definidos, disponibilizando-se um link da plataforma Google Meet aos alunos. Quanto à divisão da carga horária do monitor, destinou-se parte ao atendimento aos estudantes, à preparação do monitor e à reunião com a orientadora. Pensando em promover uma maior interação entre o monitor e os discentes, combinou-se com a turma de física II uma apresentação de conteúdo pelo monitor em horário de aula. Quanto aos resultados obtidos, a participação dos alunos nos atendimentos foi baixa, sendo majoritariamente de alunos do curso de engenharia de alimentos. Apesar disso, as dúvidas apresentadas nos atendimentos foram sempre sanadas com sucesso, e, comparado à monitoria oferecida durante as APNPs, a participação foi significativamente maior. Já o momento de apresentação do monitor em aula mostrou-se como uma experiência de grande proveito ao bolsista, que pôde ter contato direto com uma sala de aula, remotamente, além de promover maior interação entre os estudantes e o conteúdo em pauta. Assim, acredita-se que, embora o ambiente virtual não seja o melhor para a realização de cálculos, os alunos que buscaram por atendimento foram auxiliados satisfatoriamente, bem como o monitor foi capaz de desenvolver as habilidades desejadas.


Palavras-chave


monitoria; física; ensino; remoto

Texto completo: PDF