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Educação e inclusão: implementando ações pedagógicas no IFRS - campus Erechim durante o período de aulas em meios digitais
Glaucia Karina Martofel, Marcia Klein Zahner, Marlova Elizabete Balke, Leonora Devensi, Juliana Carla Girotto

Última alteração: 04-03-2022

Resumo


A educação é um direito de todos, especialmente quando nos referimos ao acesso a um sistema educacional inclusivo. É visando esta perspectiva que este projeto de ensino propõe ações para atendimento extraclasse de estudantes do Campus Erechim com necessidades específicas. Tendo como principal objetivo o desenvolvimento de práticas voltadas ao acesso, permanência e êxito destes em seus respectivos cursos. Desta forma, mesmo durante a pandemia de COVID-19 e os desafios impostos pelo ensino remoto, foram elencadas formas de atendimento individualizado para cada estudante que aderiu a este formato. Assim, para cada estudante a ser atendido foram realizadas conversas entre a equipe do projeto e bolsista para definição de ações efetivas e de apoio a serem realizadas, considerando as dificuldades de acesso e ambientação com os sistemas virtuais atuais. Procurando facilitar o processo de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, entende-se que o vínculo criado entre o estudante e a bolsista é fator primordial para o andamento das ações a serem propostas, desta forma, priorizou-se as conversas com cada estudante atendido a fim de identificar as maiores dificuldades para então propor métodos de estudo e de acompanhamento. Os atendimentos ocorreram através de vídeo-chamada e as dúvidas eventuais puderam ser sanadas através de mensagens de texto. Para o acompanhamento em disciplinas que envolviam cálculos utilizou-se o quadro branco interativo, o Google Jamboard, o qual é gratuito e permite a utilização em tempo real, facilitando assim a resolução e explicação passo a passo de cálculos. Já para as disciplinas que necessitavam o uso de ferramentas computacionais, utilizou-se acompanhamento remoto, por meio de software gratuito Anydesk, sendo possível acompanhar o estudante no desenvolvimento de exercícios de informática e ou acesso aos sistemas institucionais, direcionando-o em momentos de dificuldade. Dessa forma, contribuiu-se para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes atendidos, assim como, na permanência em seus respectivos cursos.


Palavras-chave


inclusão; educação; ensino

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