Portal de Eventos do IFRS, 10º JEPEX e 4° Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Novas percepções: o apoio no processo de aprendizagem para estudante com necessidades específicas no IFRS - campus Erechim
Caroline De Oliveira dos Santos, Fernanda Zatti, Marlova Elizabete Balke, Leonora Devensi, Juliana Carla Girotto

Última alteração: 04-03-2022

Resumo


O projeto de ensino de iniciativa do NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas: “Educação e inclusão: implementando ações pedagógicas no IFRS - Campus Erechim” tem como principais objetivos: promover ações para auxiliar o desenvolvimento acadêmico de estudantes com necessidades específicas, possibilitando a reflexão a respeito do tema inclusão e o melhoramento das práticas de ensino e das estratégias para a inclusão, além disso, buscar proporcionar o êxito dos estudantes durante o processo de ensino aprendizagem. Para que estas ações possam se concretizar, é realizado semestralmente um levantamento de estudantes que identificam algumas necessidades específicas e estão matriculados nos cursos ofertados pelo campus Erechim. É realizado um planejamento das ações para o acompanhamento do desenvolvimento acadêmico e possibilitado um suporte extraclasse, em que os estudantes podem contatar os bolsistas do projeto via mídias sociais (Whatsapp, E-mail, Google Meet), conforme dúvidas ou necessidade durante a realização das atividades vinculadas às disciplinas em que estão matriculados. Este auxílio acadêmico traz um positivo impacto na vida dos estudantes envolvidos, pois através destas conversas e do esclarecimento de dúvidas fora da “sala de aula”, é possível realizar uma nova dinâmica no processo de ensino aprendizagem, trazendo mais viabilidade, mais confiança e assim proporcionando novas percepções para os estudantes em seus momentos de inseguranças e dificuldades a respeito dos conteúdos explicados nas disciplinas em que participam. Através deste processo de inclusão que o projeto oferece, é possibilitado ao estudante, apoio através de diferentes formatos, dando o suporte no ingresso, na permanência e na sua saída do meio acadêmico com sucesso.


Palavras-chave


inclusão; educação; ensino; auxílio

Texto completo: PDF