Portal de Eventos do IFRS, 10º JEPEX e 4° Mostra Cultural

Tamanho da fonte: 
Construção de um e-book: uma abordagem interdisciplinar no ensino do desenho e da modelagem do vestuário
Carlos Alan de Souza, Natalie Pacheco Oliveira, Fernanda Caumo Theisen, Andreia Mesacasa, Raquel de Campos

Última alteração: 04-03-2022

Resumo


Pensando nas transformações e nos novos formatos de aprender e de ensinar, bem como utilizar ferramentas motivadoras de ensino, o presente resumo tem como objetivo apresentar o Projeto de Ensino intitulado “Construção de um e-book: uma abordagem interdisciplinar no ensino do desenho e da modelagem”, o qual pretende construir um livro digital utilizando uma abordagem interdisciplinar entre os cursos da área do Vestuário do IFRS – Campus Erechim, de forma a contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares que envolvem, como conteúdos, o desenho e a modelagem do vestuário. Para o desenvolvimento do primeiro e-book, foram realizadas reuniões com a equipe do projeto para planejamento das pesquisas sobre livros digitais, busca de inspiração em plataformas como Issuu e Behance, estudo de cores, diagramação e layouts no Canva e Indesign. Como conteúdo do e-book, foram utilizados trabalhos finais dos discentes na disciplina “Projeto interdisciplinar II: Modelagem” do Curso Técnico em Modelagem do Vestuário. O projeto precisou ser modificado visto as dificuldades vivenciadas durante sua construção, sendo a principal delas a evasão discente como resultado da Covid-19. Como o projeto foi realizado de forma remota, a contribuição de imagens e textos feitas por discentes e docentes, foi complexo conseguir padronizar a qualidade das fotos e informações dos textos. Contudo, as dificuldades foram superadas e o trabalho foi desenvolvido conforme planejado. Deste modo, a construção do e-book tem servido como uma experiência de inovação na forma de apresentar, divulgar e arquivar os trabalhos desenvolvidos nos cursos da área do Vestuário, servindo como exemplo para outras turmas. Além disso, com o projeto integrou-se os conteúdos das disciplinas dos cursos, estimulando a participação dos discentes no desenvolvimento de suas competências e habilidades relativas ao desenho, ficha técnica, modelagem e montagem das peças e permitiu a troca de experiências e conhecimentos entre os discentes dos cursos.


Palavras-chave


digital; online; layout; desenho

Texto completo: PDF